Trabalho remoto e Cibersegurança: quais as boas práticas para evitar data leaks?

Vazamento de dados empresariais causado por colaboradores é uma das maiores preocupações entre profissionais de TI e especialistas da Kaspersky oferecem dicas para mitigar riscos

Compartilhar:

O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diferentes áreas e todos eles lidam frequentemente com informações sensíveis, o que pode representar um risco de cibersegurança por operarem fora da rede do escritório. Para enfrentar esses desafios, os especialistas da Kaspersky fornecem dicas para que os colaboradores remotos trabalhem com conforto e mantenham a segurança dos dados.

 

Uma pesquisa da Kaspersky destaca que mais de 20% dos profissionais de TI acreditam que o vazamento de dados causado por funcionários é um dos riscos mais preocupantes para uma empresa. Embora trabalhar de casa seja muitas vezes mais conveniente e interessante do que se deslocar diariamente para o escritório, é crucial seguir algumas medidas para mitigar riscos de cibersegurança.

 

Como medida básica, a empresa de cibersegurança sugere que os profissionais executem tarefas corporativas exclusivamente em dispositivos voltados ao trabalho e reserve as atividades como ver filmes e baixar jogos apenas em dispositivos pessoais.

 

Entrar em reuniões por aplicativos de mensagens ou contas de e-mails pessoais pode lhe expor a riscos desnecessários. Embora muitos serviços populares ofereçam medidas de cibersegurança, as ferramentas de comunicação empresarial seguem as regras de privacidade e conformidade definidas pela organização em que você atua.

 

Confie apenas em plataformas aprovadas pela empresa e que consigam garantir que as informações confidenciais permaneçam protegidas. O software de terceiros pode introduzir vulnerabilidades que comprometam a segurança. Se forem necessárias ferramentas adicionais para o desempenho do trabalho, é melhor solicitá-las à organização. Essa prática reduz o risco de potenciais violações de dados.

 

Para os trabalhadores remotos, é aconselhável evitar a utilização de redes Wi-Fi públicas. Se o uso for necessário, verifique a legitimidade da rede, principalmente em ambientes públicos com grande circulação de pessoas como um café ou aeroporto, reduzindo o risco do uso de redes falsas que visam roubar informações pessoais. Utilizar serviços como uma rede VPN de segurança auxiliam também a navegar com mais privacidade.

 

Mantenha sempre as suas senhas privadas, pois funcionam como portas de acesso a informações sensíveis e, por conta disso, é fundamental manter a sua confidencialidade. Guardá-las em papel, mesmo que em locais seguros como sua casa, não é uma boa prática. Opte por utilizar o método de associação para criar credenciais fáceis de memorizar e, ainda assim, complexas. Por exemplo, uma frase “Em 2015, comemorei o meu aniversário em Tóquio” pode ser transformada em “Em15CANV@TK”.

 

“Apesar do trabalho remoto apontar riscos de vulnerabilidades, seguir algumas diretrizes simples pode ser uma forma de reduzir significativamente o risco de comprometimento de dados. Por exemplo, a separação entre dispositivos pessoais e de trabalho é crucial, uma vez que não só protege o vazamento de informações sensíveis, como também minimiza o risco de os colaboradores causarem essas violações. Embora seja recomendável confiar nos sistemas de segurança da empresa para tarefas profissionais, a segurança dos dispositivos pessoais pode ser melhorada com soluções eficazes e de confiança”, explica Fabio Assolini, chefe da unidade latino-americana da Equipe de Pesquisa e Análise Global (GReAT) da Kaspersky.

 

Para estar ainda mais protegido no trabalho remoto, a Kaspersky recomenda realizar treinamento de conscientização básica de segurança para todos os funcionários e a utilização de uma VPN, que pode aumentar a sua segurança através da encriptação de dados e proteção das atividades online contra o acesso não autorizado.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mobly forma parceria para ampliar visibilidade de SI e reduzir falsos positivos

Ambiente implementado pela Add Value permitiu a integração de solução CrowdStrike que melhorou a visibilidade e o controle sobre os...
Security Report | Overview

Pesquisa detecta malware explorando plataformas de jogos open source

Especialistas da Check Point Software descobriram uma nova técnica que utiliza o Godot Engine para executar código malicioso e distribuir...
Security Report | Overview

Febraban e Google anunciam parceria no combate a fraudes no sistema financeiro

Acordo foi assinado entre as lideranças de ambas as partes, e estabelece a criação de projetos e estratégias para incrementar...
Security Report | Overview

Quais os desafios de conformidade com a LGPD na migração para nuvem?

Multa para quem descumprir alguma das diretrizes da lei pode chegar a R$ 50 milhões, por isso, atentar-se para a...