TIM é vítima de nova ação cibercriminosa na plataforma de um fornecedor

Operadora notificou a empresa terceirizada; incidente impactou 29 mil clientes

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No final de fevereiro desse ano, a TIM teve vulnerabilidades expostas na internet. Na ocasião, a operadora informou que não houve quaisquer indícios de invasão ao seu ambiente tecnológico. Essa semana, a redação da Security Report recebeu informações de que a TIM sofreria um novo ataque com vazamento de 48 mil clientes junto a um fornecedor que presta serviços para a operadora.

 

Hoje, 12, o site TecMundo noticiou o vazamento, informando que o serviço da operadora, TIM Negocia, vazou dados pessoais e dívidas de milhares de clientes.

 

Procurada pela Security Report, a TIM desmentiu o ocorrido e informou que reitera seu compromisso com os mais altos padrões de segurança da informação. “Os dados dos clientes estão protegidos”.

 

Abaixo, na íntegra, a nota da TIM enviada à Security Report:

 

A TIM informa que há graves inconsistências na matéria veiculada pelo site Tecmundo, que trata de um suposto vazamento de dados da plataforma TIM NEGOCIA. A empresa esclarece que:

 

1.       O título é fonte de desinformação ao afirmar que o “TIM NEGOCIA vazou dados pessoais de milhares de clientes”. A TIM foi vítima de uma ação de cibercriminosos na plataforma de um fornecedor, que – cabe ressaltar – não é exclusiva da operadora. A companhia notificou a empresa terceira e imediatamente o site foi retirado do ar, para que todas as análises e eventuais correções fossem feitas;

 

2.       Ao contrário do que cita a reportagem, foram impactados 29 mil clientes, e não 48 mil;

 

3.       A TIM não solicita e, tampouco, transmite informações bancárias dos clientes neste ambiente.

 

Por fim, a TIM reitera seu compromisso com os mais altos padrões de segurança da informação e afirma que os dados dos seus clientes estão protegidos.

 

Até o fechamento dessa reportagem, a página da TIM Negocia segue em manutenção:

 

 

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