A prevalência de tentativas de fraude digital com empresas e consumidores continua aumentando, mas desta vez os fraudadores estão ampliando seu foco. De acordo com a última análise trimestral da TransUnion, os segmentos de viagens & lazer, jogos e comunidade virtual foram os novos alvos.
No panorama mundial de todos os setores, as tentativas de suspeitas de fraude digital subiram 16,5%, quando comparados o 2º trimestre de 2021 (abril a junho) ao 2º trimestre de 2020. As indústrias de games e viagens & lazer foram as mais impactadas globalmente subindo 393% e 155,9%, respectivamente.
No Brasil, enquanto a taxa de tentativas suspeitas de fraude digital em todos os setores caiu para 60,7% no mesmo período, o mercado de viagens & lazer registrou aumento de 255,1%; comunidades (sites de namoro e aplicativos, fóruns, entre outros), de 169,5%, e games, de 134,8%.
“No último trimestre, dois movimentos refletiram no aumento do número de suspeitas de fraudes na internet. O primeiro foi a retomada do turismo com o avanço da flexibilização do isolamento, atraindo a curiosidade dos fraudadores para o site de viagens. Já o segundo foi atrelado à ascensão do mercado de games durante a pandemia”, diz Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções globais de fraude da TransUnion.
Um exemplo da mudança repentina no foco dos fraudadores pode ser visto nos serviços financeiros. Nos quatro primeiros meses de 2021 e nos quatro últimos de 2020, as taxas globais de tentativas de fraude on-line neste segmento aumentaram 149%.
O mesmo cenário ocorreu no Brasil, que, no primeiro trimestre deste ano, registrou um aumento de 612% na taxa de tentativas de fraude digital em serviços financeiros. Mas, quando comparadas ao 2º trimestre de 2021 e 2º trimestre de 2020, a taxa de tentativas suspeitas de fraude de serviços financeiros on-line vindas do Brasil diminuiu 20,2%.
A porcentagem ou taxa de tentativas de transações digitais fraudulentas suspeitas ou arriscadas baseia-se nas que os clientes da TransUnion que recebem serviços TruValidate negaram ou revisaram devido a indicadores fraudulentos em comparação com todas as transações avaliadas por fraude.
Aumento e diminuição da taxa de tentativa de fraude digital suspeita da indústria global ano após ano no 2º trimestre de 2021:
Setor: Games
% Aumento Global: 393,0%
Principais Tipos de Fraude Global: Jogos estilo “Gold Farming”
Setor: Viagens & Lazer
% Aumento Global: 155,9%
Principais Tipos de Fraude Global: Fraude em cartão de crédito
Setor: Logística
% Redução Global: -49,2%
Principais Tipos de Fraude Global: Fraude de envio
Setor: Telecomunicação
% Redução Global: -30,8%
Principais Tipos de Fraude Global: Roubo de identidade
Aumentos e diminuições na taxa de tentativas de fraude digital suspeitas da indústria ano após ano no 2º trimestre de 2021 provenientes do Brasil:
Setor: Viagens & Lazer
% Aumento Global: 255,1%
Principais Tipos de Fraude no Brasil: Cartão de crédito roubado ou cobranças fraudulentas
Setor: Comunidades (sites e apps de namoro, fóruns, etc.)
% Aumento Global: 169,5%
Principais Tipos de Fraude no Brasil: Phishing
Setor: Telecomunicação
% Redução Brasil: -94,8%
Principais Tipos de Fraude no Brasil: Esquema de verificação de estímulo
Setor: Varejo
% Redução Brasil: -76,3%
Principais Tipos de Fraude no Brasil: Golpe relacionado à caridade
Mais de um terço dos consumidores ainda são alvos de fraude digital relacionada à COVID-19
À medida que as tentativas de fraude online contra empresas aumentam, um em cada três consumidores disse que foi alvo de um esquema de fraude digital no segundo trimestre de 2021. O estudo Consumer Pulse, da TransUnion, constatou que 36% dos entrevistados globais relataram que já foram alvos de fraudadores em esquemas digitais relacionados à pandemia. No Brasil, esse número é de 18%.
Globalmente, o phishing é o principal tipo de fraude digital relacionada à COVID-19, que impacta os consumidores globais no 2º trimestre de 2021, representando 33%. Cartão de crédito roubado ou taxas fraudulentas foi o segundo tipo de fraude online mais citado pelos consumidores globais (24%). No Brasil, o tipo mais comum de tentativa de fraude digital, conforme relatado pelos consumidores, foi cartão de crédito roubado ou cobrança fraudulenta (45%), seguido por phishing e golpes de terceiros, ambos com 16%.
“Uma em cada três pessoas no mundo foi alvo, ou vítima, de fraude digital durante a pandemia, colocando ainda mais pressão sobre as empresas para garantir segurança aos clientes nas transações comerciais. Ao passo que os fraudadores continuam a chegar aos consumidores, o desafio das organizações é levar confiança por meio de uma experiência fluída e livre de atritos”, explica Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.