Tentativas de fraude crescem 18,9% em 2021

Segmento do Varejo foi o mais atingido com aumento de 74,1% nos casos. O principal motivo para o crescimento é que no mesmo período do ano passado as lojas físicas estavam fechadas em função da pandemia de covid-19. Com a reabertura, os golpes aumentaram

Compartilhar:

As tentativas de golpes financeiros seguem crescendo no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Serasa Experian. Os dados apontam que durante o mês de março de 2022, foram registradas 389.788 tentativas de fraude.

 

No mesmo período do ano passado, foram reportados 327.843 casos, o que representa um aumento de 18,9% no número total. Isso significa que a cada 7 segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores. Confira os dados completos no gráfico abaixo:

 

 

O segmento com maior crescimento da atividade dos golpistas é o Varejo. Os números mostram uma alta de 74,1% nas tentativas de fraudes. Apenas em março deste ano foram 32.214 mil casos. Em 2021, os registros apontam 18.501 tentativas. O principal motivo para o aumento é que no mesmo período do ano passado as lojas físicas estavam fechadas em função do momento da pandemia de covid-19. Com a reabertura, os golpes aumentaram.

 

O segmento das Financeiras é o segundo maior crescimento, com alta de 21,9%. As tentativas de fraude aumentaram 20,5% no segmento de Bancos e Cartões, e o segmento de Serviços, apresentou aumento de 5,8%. O único setor que registrou redução nas tentativas foi Telefonia, com uma queda de 28,3%.

 

Em relação à faixa etária, o aumento mais expressivo das tentativas de fraude foi entre os jovens de até 25 anos. O aumento foi de 20,6% se comparado ao mês de março do ano passado. Logo atrás, estão as pessoas de 26 a 35, onde a alta registrada foi de 19,5%. Consumidores entre 36 e 50 anos sofrem 18,8% mais tentativas do que ao mesmo período de 2022. Entre 51 e 60 anos a diferença ficou em 18%. Já as pessoas com mais de 60 anos encaram um aumento de 17,2% nas tentativas de golpes.

 

De acordo com o Head de Produtos de Verificação de Identidades e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, o cuidado do próprio consumidor no compartilhamento de dados e interações com empresas são umas das formas mais eficazes de se evitar golpes. “As tentativas de golpes seguirão ocorrendo. Mecanismos para conter as fraudes são constantemente evoluídos, mas os golpistas na mesma frequência e velocidade estão buscando novas formas de cometer seus crimes. Por isso, é fundamental que o consumidor tenha muito cuidado ao compartilhar suas informações.”

 

O estudo mostrou que a região que mais teve aumento nas tentativas foi Nordeste, com alta de 20,4%. Em seguida, vem a região Norte, com aumento de 19,9%. A região Sudeste registrou aumento de 19,4% enquanto o Centro-Oeste teve alta de 17,5%. O menor aumento foi no Sul, com 16,1% mais tentativas de golpes.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Setor industrial lidera ranking de ataques cibernético, aponta análise

Estudo sobre os ataques cibernéticos ao setor industrial revela que um em cada cinco tem como alvo o roubo de...
Security Report | Overview

Phishing continua sendo responsável por 33% dos ataques de segurança, alerta relatório

O relatório de incidentes destaca as principais tendências de cibercrimes observados ao longo do segundo trimestre de 2025
Security Report | Overview

Golpes digitais afetam 29% dos consumidores em todo o mundo

Relatório revela que golpes digitais afetam 29% dos consumidores em todo o mundo; prejuízo médio no Brasil é de R$...
Security Report | Overview

61% dos profissionais de SI planejam adotar a IA para setor de manufatura, afirma relatório

Relatório revela ainda que a cibersegurança já é a principal preocupação externa do setor, ficando atrás apenas das condições econômicas