Com a profissionalização e sofisticação dos ciberataques, empresas em todo o mundo têm buscado proteção para diminuir os riscos de serem vítimas dos mais diversos ataques que circulam via internet.
Para se ter uma ideia, no Brasil, cerca de 83% dos ataques de spear-phishing (phishing direcionado) têm como alvo as grandes empresas – com mais de 2,5 mil funcionários. Neste segmento, a cada 100 empresas, 16 receberam este tipo de ataque no ano passado.
Diante desse cenário, a Symantec traz para o Ciab duas de suas soluções: ATP e DLP, que podem ajudar as empresas, inclusive instituições financeiras, a ter maior controle sobre os riscos e minimizar suas perdas.
O Symantec Advanced Threat Protection (ATP) é a primeira solução que pode detectar e corrigir ameaças avançadas em todos os pontos de controle a partir de um único console, com apenas um clique. Tudo isso sem a implantação de nenhum novo agente de endpoint. A ATP correlaciona atividades suspeitas em todos os pontos de controle e prioriza os eventos que representam maior risco para a organização. Uma vez identificada, a ameaça crítica pode ser rapidamente contida e novos casos podem ser bloqueados.
O processo de descoberta de ameaças em todos os endpoints, rede e gateways de e-mail é manual e demorado, o que facilita a ação dos cibercriminosos. Com o ATP, as empresas passam a ter uma visão mais precisa de quais ameaças representam o maior risco dentro de sua infraestrutura, sejam ameaças avançadas, como ransomware e trojans de acesso remoto, ameaças avançadas persistentes (APTs) ou ataques de dia zero, que estão em ascensão. A solução correlaciona atividades suspeitas em todos os pontos de controle e prioriza os eventos que representam o maior risco para uma organização. Uma vez identificada, uma ameaça crítica pode ser rapidamente contida e novos casos podem ser bloqueados.
Por outro lado, a solução de prevenção contra perda de dados, Symantec Data Loss Prevention (DLP), permite à empresa descobrir onde os dados estão armazenados na nuvem, em dispositivos móveis e nos ambientes locais; monitora como esses dados estão sendo usados dentro e fora da rede da empresa e os protege contra vazamento ou roubo.
O DLP resolve problemas relacionados à segurança, privacidade e conformidade que causam grande preocupação nas empresas, à medida que seus dados são transferidos para a nuvem. Ele amplia o alcance dos recursos de prevenção contra a perda de dados, para incluir ambientes na nuvem e dispositivos móveis, e também estende as políticas de segurança e conformidade para além dos limites da rede. Com isso, a empresa pode aproveitar as vantagens da nuvem com controle e visibilidade, mantendo suas informações confidenciais seguras e em conformidade.