Os usuários de smartphones Android que utilizam aplicativos bancários devem ficar atentos: levantamento feito pela PSafe mostra que, apenas nos últimos seis meses, foram bloqueadas mais de 38 mil tentativas de infecções de malwares da categoria Bankers.
A infecção pelo malware focado em apps bancários se dá pelo envio de e-mails, SMS, envio de mensagens em redes sociais e download de aplicativos de fontes não confiáveis. Ao baixar e instalar o aplicativo, de aparência legítima, o usuário é orientado a conceder direitos de administrador ao app, o que impede que o malware seja desinstalado do dispositivo e propicia que ele continue ativo no segundo plano do celular. Depois disso, o vírus age como uma sobreposição à aplicação bancária. A atividade de phishing se comporta como uma tela de bloqueio, que não pode ser encerrado sem que o usuário entrar em suas credenciais de login – a partir disto, os cibercriminosos passam a ter acesso às credenciais do usuário, como senhas de banco.
De acordo com o levantamento da PSafe, na lista dos estados mais visados por esse tipo de ataque, destacam-se os da região Sudeste, que, juntos, sofreram 46% das tentativas de infecção identificadas e barradas pelo PSafe Total. Foram mais de 17 mil malwares bloqueados. Também chama a atenção a aparição da Bahia no Top 10 de estados mais atacados, com a marca de 3.4 mil malwares bloqueados. A região Nordeste foi identificada como a segunda mais visada por esse tipo de ataque, totalizando 11.9 mil malwares anulados, bem à frente do Sul, Centro-Oeste e Norte.
Para se proteger, é recomendável não fornecer dados pessoais ou bancários em mensagens trocadas, desconfiar de links desconhecidos e evitar o download de conteúdo duvidoso, que geralmente abordam temas polêmicos para chamar a atenção do usuário.