“Soluções de Segurança em Nuvem são uma tendência irreversível”

Para Daniela Costa, vice-presidente executiva da Arcserve para a América Latina, esses tipos de serviços são ideais para empresas que estão com orçamentos restritos, especialmente PMEs

Compartilhar:

Uma pequena empresa enfrenta inúmeros desafios diários e a Segurança da Informação atualmente tem uma relação muito próxima com a sobrevivência delas. No estado de São Paulo, por exemplo, uma em cada cinco organizações registradas no CNPJ fecham antes de completarem dois anos no mercado. Se acrescentássemos um ataque de ramsonware a essa estatística a situação ficaria ainda pior.

 

No passado, elas podiam dizer que os custos de infraestrutura e mão de obra especializada inviabilizavam a implementação de uma solução de segurança. Hoje, no entanto, não podem, já que diversas empresas oferecem serviços por meio da nuvem e prometem torná-los mais acessíveis a essa fatia do mercado.

 

“Cibercriminosos buscam empresas que estão despreparadas e, é claro, que têm algo a perder, seja em recursos ou em imagem”, explica Daniela Costa, vice-presidente executiva da Arcserve para América Latina. Na opinião dela, as organizações, independente do porte, precisam ter um conjunto de atividades, incluindo tecnologia, pessoas e infraestrutura, resultando num ambiente protegido.

 

As PMEs tendem a investir menos em Segurança já que lidam com orçamentos mais enxutos, principalmente em tempos de crise econômica. Porém, elas se arriscam mais ao tornarem-se passíveis de ataques de diversos tipos. Não por acaso, os casos de malware aumentaram 59% na AL e o Brasil vem liderando este ranking.

 

Segundo Daniela, a tendência de oferecer serviços se Segurança através do cloud é uma tendência irreversível. “Os fornecedores precisam oferecer soluções simples de implementar e gerenciar e que caibam no bolso dessas empresas”, diz.

 

A Arcserve, que disponibiliza uma série de tecnologias para esse fim, pretende amplificar sua atuação no País. Para isso, a executiva afirma que pretende manter a atual base de clientes ativos garantindo a utilização das versões mais novas das soluções, desenvolver novos parceiros e prepará-los para apoiar os clientes, além de identificar novos consumidores por meio de parcerias.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Vazamento de dados em Pernambuco expõe desafios do Governo e reacende debate entre CISOs

Incidente com mais de 9 milhões de registros, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, alimenta debate no grupo de CISOs...
Security Report | Destaques

Infoblox adquire Axur e reforça tendência de plataformas unificadas contra riscos digitais

Movimento marca a expansão da gigante de DNS para além do perímetro tradicional e reflete a maturidade da consolidação no...
Security Report | Destaques

Por que a gestão de terceiros será prioridade para CISOs em 2026?

Relatório Global Cybersecurity Outlook 2026, do WEF, alerta para riscos e vulnerabilidades na cadeia de suprimentos e aponta melhores práticas...
Security Report | Destaques

Fraude cibernética supera ransomware como maior preocupação de líderes em 2026

De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, 73% dos líderes afirmaram que eles ou alguém em sua...