Os sites do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estão fora do ar nesta quarta-feira (30) após sofrer um ataque cibernético. Segundo informações divulgadas em sua conta oficial no Twitter, o órgão comentou que segue tomando as providências necessárias para que a interrupção e instabilidade no sistema sejam resolvidos, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos.
“O Sebrae apura as causas e trabalha pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos”, diz nota.
O Sebrae ainda ressaltou que desde o primeiro instante está trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade e acrescenta: “O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, tanto pelo telefone quanto pelo Whatsapp. Os clientes e público serão atualizados oportunamente.”
Essa não é a primeira vez que um órgão é vítima dos cibercriminosos. Em 2021, os Tribunais de Justiça do RS e AM, além do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de Porto Alegre foram alvos de ataques cibernéticos. O primeiro teve os sistemas de informática comprometidos, no ocasião a equipe de segurança de sistemas orientou os usuários internos a não acessarem os computadores de forma remota, nem se logarem nos computadores dentro da rede do TJ.