Sites do Governo de Alagoas são impactados por ação cibercriminosa

De acordo com pronunciamento, a falha de segurança ocorreu no “registro.br”, órgão oficial de domínios nacionais. Nenhum sistema local chegou a ser invadido

Compartilhar:

O Governo do estado de Alagoas é mais uma vítima dos cibercriminosos, poucos horas após o órgão público do Ceará também ter sido afetada. De acordo com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a falha de Segurança em questão não foi nos sites Alagoanos e sim no “registro.br”, órgão oficial e responsável pelos domínios nacionais.

 

“Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais de alguns estados. Nenhum sistema local foi invadido, apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados (DNS)”, explica a nota.

 

A Fapeal informou que já contactou o “registro.br”, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida e para que os endereços sejam devidamente corrigidos. “Os dados, serviços e conectividade não foram alterados e, juntamente ao correto direcionamento das URLs, já se encontram restaurados na íntegra”, finaliza o comunicado.

 

Mais cedo, o Governo do Ceará informou que foi vítima de um ataque cibernético impactou os sites oficiais na manhã desta segunda-feira (12). Em nota, o órgão cearense comunicou que as autoridades policiais estão investigando a ação criminosa, além disso, as equipes de Tecnologia da Informação seguem trabalhando para que o acesso aos sistemas de serviços à população esteja preservado. Ainda sobre esse caso, os cibercriminosos chegaram e postar algumas frases de apoio golpista, além da contestação aos votos de nordestinos direcionados ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio da Assessoria Executiva de Gestão Interna e da Gerência de Tecnologia da Informação, esclarece:

 

O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados.

 

A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do “registro.br”/NIC.br, órgão oficial de registro de domínios nacionais. Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais de alguns estados.

 

Nenhum sistema local foi invadido, apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados (DNS). A Fapeal contactou o “registro.br”/NIC.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida e para que os endereços fossem corrigidos.

 

Dados, serviços e conectividade não foram alterados e, juntamente ao correto direcionamento das URLs, já se encontram restaurados na íntegra.” 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

DarkGPTs: Cibercriminosos buscam IAs maliciosas para automatizar processos

De acordo com pesquisa da Zscaler, uso de Inteligência Artificial Generativa sem guard rails de Segurança tem aumentado entre os...
Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...
Security Report | Destaques

Unimed-BH supera desafios de Cibersegurança com tecnologia e inovação

Em parceria com a Palo Alto Networks e a Add Value, empresa transformou sua abordagem de Cyber Security integrando tecnologia...