A Prefeitura Municipal de Japorã, no Mato Grosso do Sul, foi atingida por um ataque cibernético nesta semana, resultando na descaracterização do portal oficial do poder executivo. Segundo informa a instituição, em nota enviada à Security Report, o endereço hospedado na web sofreu um acesso não autorizado, permitindo a um agente hostil publicar conteúdos falaciosos na sessão de notícias.
Conforme informaram sites jornalísticos locais, teria sido publicada uma matéria divulgando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria falecido no último dia 7 de março. A notícia falsa foi colocada na capa do portal, como um dos destaques, e ainda reforçava mensagens de homenagens atribuídas à Prefeitura pela falsa morte do mandatário.
De acordo com o comunicado, a Prefeitura ressalta que as publicações realizadas durante a invasão não refletem de forma alguma a posição oficial da Prefeitura e foram feitas com o objetivo de espalhar desinformação e conteúdo falso. A gestão municipal busca tomar medidas de reparação no domínio digital e a tomar outras providências de Segurança.
Entre as medidas cabíveis adotadas, a mensagem cita Registro de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil; Comunicação à empresa responsável pela hospedagem e suporte técnico do site; Retirada temporária do site do ar, como forma de contenção e prevenção; E abertura de procedimento técnico para análise de vulnerabilidades. No momento, o site segue inacessível.
A administração municipal reforça seu compromisso com a transparência, a segurança da informação e o combate à desinformação. As medidas necessárias estão sendo adotadas para restaurar o ambiente digital com mais segurança e confiabilidade para a população”, conclui a mensagem.
Novamente os municípios brasileiros se mostram cada vez mais na mira dos ataques cibernéticos. Até o momento, em 2025, a Security Report noticiou 11 incidentes contra as gestões das cidades, já contabilizando Japorã. Antes desse caso, o mais recente atingiu a secretaria de Saúde da Prefeitura de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul.
À época, o executivo local confirmou a tentativa de ataque hacker que afetou o canal de chamada de ambulâncias pelo WhatApp da pasta. Segundo o comunicado oficial, o contato foi retomado pouco tempo depois. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos a compreensão de todos os cidadãos. Estamos à disposição para atender suas demandas relacionadas aos serviços de ambulância 24 horas”, conclui a nota.
A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela Prefeitura de Japorã:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPORÃ
A Prefeitura Municipal de Japorã informa que identificou um incidente de segurança envolvendo o site oficial da instituição, recentemente comprometido por publicações não autorizadas em sua área de notícias.
Assim que o problema foi detectado, as medidas cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo:
- Registro de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil;
- Comunicação à empresa responsável pela hospedagem e suporte técnico do site;
- Retirada temporária do site do ar, como forma de contenção e prevenção;
- Abertura de procedimento técnico para análise de vulnerabilidades.
Ressaltamos que as publicações realizadas durante a invasão não refletem de forma alguma a posição oficial da Prefeitura e foram feitas com o objetivo de espalhar desinformação e conteúdo falso.
A administração municipal reforça seu compromisso com a transparência, a segurança da informação e o combate à desinformação. As medidas necessárias estão sendo adotadas para restaurar o ambiente digital com mais segurança e confiabilidade para a população.”