Site adiciona à sua base cerca de 50 milhões de credenciais brasileiras expostas

O MinhaSenha.com permite que qualquer usuário verifique se o seu email e senha foram expostos em vazamentos

Compartilhar:

No início desta semana foram adicionados cerca de 50 milhões de credenciais expostas à base do MinhaSenha.com, site que permite que empresas e pessoas consultem vazamentos de credenciais (email e senha) de  forma gratuita.

 

A adição provém de três supostos vazamentos – não confirmados oficialmente pelas empresas atingidas – , mas reconhecidos por centenas de usuários que estavam nas bases. Um dos sites afetados é um grande portal de vagas de emprego, o segundo, uma empresa de delivery e, o terceiro, uma empresa de serviços financeiros.

 

Segundo a Panda Security, 52% dos usuários da internet reutilizam senhas, ou seja, usam a mesma senha em outros sites, o que permite que os criminosos, com ataques sofisticados, tentem a combinação de e-maill e senhas vazados contra centenas de sistemas online, invadindo a conta atacada.

 

Essa técnica de ataque, também conhecida como “credential stuffing”, foi utilizada com sucesso em abril deste ano  contra a empresa de videoconferência Zoom, expondo mais de meio milhão de contas válidas na dark web.

 

“O aumento das ocorrências de vazamentos de dados mostra a urgência do monitoramento e proteção de senhas e demais dados sensíveis, reafirmando a necessidade da Lei Geral de Proteção de Dados”, comenta Fábio Ramos, CEO da Axur. Esse cenário reforça que, de forma geral, todas as pessoas e também as empresas devem estar mais atentas à exposição de informações pessoais na internet, em especial a conta de e-mail e senha de acesso a diversos serviços.

 

Diariamente, novos vazamentos de dados são identificados por robôs da Axur que vasculham a web superficial, a deep e a dark web em busca de informações sensíveis que possam apresentar algum risco para os usuários – pessoas físicas e empresas. No primeiro trimestre desse ano, foram detectadas mais de 88,67 milhões de credenciais vazadas, 11 vezes mais do que no último trimestre de 2019. Destas, 12,66 milhões eram credenciais corporativas.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

20% das empresas sofreram ataques alimentados por IA no Brasil

Relatório revela que mais de 25% da empresas no Brasil acreditam que enfrentam mais ciberataques com IA do que sem...
Security Report | Overview

Malwares de download seguiram como ameaça prevalente em março, aponta relatório

Cibercrime amplifica os seus ataques usando o malware FakeUpdates, junto com o grupo RansomHub para realizar campanhas de roubo de...
Security Report | Overview

IA na nuvem pode ser vulnerável a falhas críticas e riscos de segurança, aponta relatório

Relatório da Tenable revela que combinações inseguras entre IA e nuvem expõem dados sensíveis a vulnerabilidades críticas, erros de configuração...
Security Report | Overview

Cibercrime explora morte do Papa para disseminar campanhas falsas

Cibercriminosos lançam diversos tipos de campanhas, começando por aquelas de desinformação em plataformas de mídia social para i atrás de...