Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota, a pasta executiva afirma que os serviços ofertados ao cidadão via GOV.br seguem operantes.

Compartilhar:

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou por meio de comunicado divulgado hoje (24), que o Sistema Eletrônico de Informações, o SEI, foi alvo de um incidente de Segurança Cibernética no início dessa semana, restringindo o funcionamento da estrutura e de outros serviços correlacionados a ele.

 

De acordo com o MGI, o sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos públicos. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI integra o Processo Eletrônico Nacional, uma iniciativa conjunta de entidades em diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

 

Segundo informou o Portal G1, a Polícia Federal foi acionada para investigar as causas do corrido e para dar suporte na recuperação do sistema. O Ministério não informou qual foi a natureza do ataque, nem se dados mantidos no sistema foram comprometidos, mas as equipes de TI já estão tratando o incidente, visando restabelecer o serviço o mais brevemente possível.

 

“O incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br”, acrescenta a nota.

 

Os sistemas públicos federais também não estão livres às ameaças cibernéticas dos novos tempos. Em maio deste ano, por exemplo, a Polícia Federal já havia detido um suspeito de acessar indevidamente sistemas governamentais e falsificar identidades de funcionários públicos visando obter vantagens ilícitas. O suspeito utilizava acessos de agentes públicos ao Gov.br para se inserir na plataforma.

 

A Security Report publica, na íntegra, comunicado divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos:

 

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

 

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

 

Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”.

*Com informações do Portal G1

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

CEMIG corrige vulnerabilidades que expunham dados de clientes

A concessionária de eletricidade possuía em seus sistemas duas brechas que poderiam permitir a exfiltração de dados pessoais de cidadãos,...
Security Report | Destaques

Segurança digital: a união de Cyber Security, fraude e Risco

Durante o Security Leaders Nacional, Líderes do C6, Itaú Unibanco, Bradesco, Gerdau e CPFL Energia destacaram como a Cibersegurança evoluiu...
Security Report | Destaques

Empresas ainda falham em unir proteção física e cibernética, alerta executivo

De acordo com Ueric Melo, gerente de Security Awareness da Genetec, a gestão coordenada entre os ambientes digitais e físicos...
Security Report | Destaques

Onboarding de parceiros é a primeira defesa contra infostealers?

Durante a discussão no Security Leaders Nacional, CISOs destacaram a necessidade urgente de revisar processos de integração de terceiros para...