Sistema de dados da Prefeitura de Marechal Floriano sofre ataque cibernético

Órgão do ES executou medidas para o isolamento da ameaça e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Além disso, estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foi afetada no incidente, até o momento, não há informações sobre o vazamento de informações

Compartilhar:

A Prefeitura de Marechal Floriano, no Espírito Santo, sofreu um ataque cibernético no sistema de dados na madrugada da última sexta-feira (16). Segundo o Setor de Informática, os cibercriminosos invadiram e bloquearam os dados.

 

“Os servidores chegaram para trabalhar e encontraram as máquinas bloqueadas. Segundo a equipe responsável, não há informações sobre o vazamento desses dados, até o momento”, explicou o órgão, que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

 

Apesar de adotar medidas para o isolamento da ameaça, estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foi afetada, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Por conta disso, os serviços da Prefeitura estão indisponíveis por tempo indeterminado. A Administração Municipal também continua trabalhando desde o ocorrido para tentar solucionar o incidente.

 

Assim como no ano passado, em 2024 os órgãos continuam na mira dos cibercriminosos. Em 29 de janeiro, por conta de um ataque cibernético à rede de computadores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, o Centro Administrativo do município foi suspenso, uma vez que o acesso à internet e a rede telefônica foram prejudicados. O cibercrime também afetou o processo seletivo para a Secretaria de Educação. As inscrições chegaram a ser prorrogadas em dois dias.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra da Prefeitura de Marechal Floriano:

 

“Sistema de dados da Prefeitura de Marechal Floriano é atacado por hackers.

 

A Prefeitura de Marechal Floriano-ES registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil após sofrer um ataque ao servidor central na madrugada de sexta feira (16). De acordo com informações do Setor de Informática, criminosos invadiram e bloquearam os dados da Prefeitura.

 

De acordo com o Setor de informática da PMMF, os servidores chegaram para trabalhar e encontraram as máquinas bloqueadas. Segundo a equipe responsável, não há informações sobre o vazamento desses dados, até o momento.

 

O Setor de tecnologia executou medidas para isolamento da ameaça, onde estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foi afetada, impedindo o acesso por parte
dos setores que fazem uso desses sistemas.

 

Parte dos serviços da Prefeitura estão indisponíveis por tempo indeterminado. A Administração Municipal informa ainda que está trabalhando desde o ocorrido para tentar solucionar o incidente o mais rápido possível, pedindo a compreensão dos servidores, fornecedores e usuários de modo geral dos serviços da PMMF.” 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil investiga possível novo vazamento de dados

Desde o último fim de semana, sites de monitoramento das ações cibercriminosas na Dark Web apontaram que o grupo de...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...