Sistema da Agência Mundial Antidoping é invadido

Grupo de espionagem cibernética russo publicou parte das informações confidenciais de atletas nessa terça-feira e ameaça divulgar mais

Compartilhar:

A Agência Mundial Antidoping (Wada) informou nesta terça-feira que dados confidenciais de atletas relacionados aos Jogos Rio 2016 foram invadidos por um grupo de espionagem cibernética russo que publicou parte das informações e ameaçou divulgar mais.

 

O grupo foi identificado como Tsar Team (APT28), também conhecido como Fancy Bear.

 

O site www.fancybear.net informou ter informações sobre diversos atletas norte-americanos, incluindo as estrelas do tênis Serena e Venus Williams e a ginasta Simone Biles.

 

“A Wada condena estes ataques cibernéticos que estão sendo realizados em uma tentativa de afetar a Wada e o sistema global antidoping”, disse em comunicado o diretor-geral da agência, Olivier Niggli, sem divulgar nomes de atletas.

 

“A Wada foi informada por autoridades da lei de que esses ataques foram feitos da Rússia.”

 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, segundo agências de notícias russas, que qualquer possível participação do governo russo ou serviço secreto no ataque está “fora de questão”.

 

A equipe de atletismo da Rússia, com exceção de uma atleta sediada nos Estados Unidos, foi banida dos Jogos Rio 2016 em agosto pelo que a Wada disse ser um programa de doping patrocinado pelo Estado.

 

O site Fancy Bear informou que o grupo invadiu os dados da Wada e irá divulgar informações exclusivas sobre a equipe norte-americana, seguida de outras equipes olímpicas nacionais.

 

A Wada informou que acredita que o grupo pode ter conseguido acesso à administração e sistema a partir de uma conta criada pelo Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016.

 

* Com informações da Agência Reuters

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365