SI é um problema para empreendedores

Conforme estudo da EMC, mais da metade dos negócios enfrenta dificuldades envolvendo falhas de segurança de dados e muitos estão tendo prejuízos para se adaptar

Compartilhar:

Recentemente, um estudo chamado EMC Global Protection Index 2016, realizado pela Vanson Bourne, sobre backup corporativo em 18 países, mostrou que as organizações ainda falham na hora de executar a proteção de seus dados. De acordo com o relatório, diversas empresas não estão preparadas para novas ameaças e estão tendo prejuízo para se adaptar. Em comparação com o EMC Global Data Protection Index 2014, 13% mais empresas sofreram perda ou interrupção de dados nos últimos 12 meses.

Os dados apresentados no estudo indicam que independente do tamanho e porte do negócio, todos estão suscetíveis a ataques e que alguns cuidados com as informações ainda são negligenciados.

Uma das soluções para os empreendedores pode ser a adesão de um sistema que vem ganhando maior notoriedade no mercado, a plataforma em nuvem ou ERP. Além de facilitar o manuseio de dados, o ERP também pode ser útil na proteção das informações sigilosas, utilizando criptografias e softwares específicos para implementação de segurança.

“Há poucos anos atrás o pequeno empreendedor não tinha condições de bancar uma infraestrutura sólida de TI, em virtude dos altos custos exigidos para manutenção de pessoal e atualização da tecnologia constantemente. A gestão em nuvem cresce no mercado por tornar viável o acesso a serviços de TI e Segurança da Informação a um custo proporcional a realidade do negócio.”, diz Tiago Rosa, desenvolvedor de sistemas e diretor da SIGE Cloud, empresa especializada em sistema de gestão de pequenos e médios negócios.

O que poucas pessoas sabem é que para garantir a segurança dos dados há certos cuidados que podem sim melhorar a capacidade de proteção da empresa. Para auxiliar os empreendedores a manter os dados protegidos, Tiago Rosa destaca algumas dicas para não cair em armadilhas de hackers e nem ter surpresas com vazamento de dados.

Evite cópias e backups manuais

Fazer cópias manuais dos arquivos em discos rígidos externos ou pendrives não é uma estratégia eficaz. Além de serem sujeitos a degradação por conta de quedas, variações de temperatura e demais situações eventuais, esses dispositivos possuem uma vida útil relativamente curta, ou podem ser furtados e extraviados. Dados realmente importantes para empresas devem ser protegidos por soluções profissionais de backups para empresas, que possuem políticas específicas definidas para os documentos e para a realidade do negócio.

Definição de acesso aos funcionários

Uma das precauções vem de dentro do próprio empreendimento, começando com os colaboradores. O colaborador é o profissional interno que, além de responsável por manter a imagem da empresa, irá contribuir para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é de suma importância que haja um controle de informações a qual ele está encarregado. Para que não haja nenhum problema interno com os dados, é possível encontrar serviços de nuvem que permitem o controle de acesso personalizado de acordo com a função do funcionário e até mesmo restringir os horários de acesso conforme for seu respectivo horário de expediente.

Proteção com softwares

Mesmo nos dias de hoje, antivírus e firewall são itens importantes. Vale à pena investir em dispositivos que controlam e analisam os acessos e conteúdos das máquinas interligadas pela rede. Outra alternativa é utilizar a linguagem criptografada, que pode impedir o vazamento de dados na hora de transferir arquivos e até trocas de e-mail. Outros itens importantes são a detecção de intrusos, IP Tables e gerenciamento de log.

Realização de treinamentos

Este item é um dos mais importantes, pois é nele que o empreendedor realizará um investimento para que não haja nenhum problema com seu sistema na hora da utilização de seus colaboradores. Treiná-los e capacitá-los a mexer no sistema em nuvem é imprescindível para que eles não tenham problemas na hora de manusear e dar algum deslize com dados sigilosos.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Relatório alerta para o crescimento de 75% nos ataques de ransomware ao sistema Linux

Os serviços de cloud computing cresceram com o trabalho híbrido, levando a maior adesão às plataformas baseadas em Linux
Security Report | Overview

Nova era do hacktivismo em todo o mundo: tendências e mobilização pelo Estado

Anteriormente, o hacktivismo se concentrava em poucos indivíduos que efetuavam ataques DDoS e desfiguração de pequena escala; atualmente, está mais...
Security Report | Pesquisa

Tentativas de fraude devem aumentar 30% nas festas de fim de ano

Segundo estudo da ACI Worldwide, casos de roubo de identidade a partir de violação de dados ou ataques de phishing...
Security Report | Pesquisa

Setor de saúde investe em biometria para coibir fraudes

Segundo estudo do Biometric Research Group, vinculado à Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, de cada dólar gasto...