Serviços do setor de saúde são impactados após incidente na Prefeitura do Rio de Janeiro

Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira (16), o órgão explicou que o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede da Prefeitura não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas, além disso, o painel de Covid-19 também está com a captura de dados afetada

Compartilhar:

O ataque cibernético que atingiu o datacenters da Prefeitura do Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (15), segue causando impactos. Enquanto a equipe da IplanRio (Empresa Municipal de Informática) trabalha na normalização do sistema com segurança, o setor da saúde está com alguns de seus serviços indisponíveis por conta do incidente.

 

Em comunicado, o órgão explica que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade não teve o atendimento aos pacientes e o Sisreg prejudicados, mas ressaltou que algumas unidades de saúde que funcionam com a rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação, bem como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

No setor de educação, as aulas na rede municipal de ensino não foram suspensas. “O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população”, diz nota divulgada.

 

Além disso, os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

“Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação”, ressalta a Prefeitura do RJ.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

“Mesmo com os problemas causados pelo ataque criminoso, temos procurado amenizar os transtornos para os cariocas.

 

Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a nossa rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

Esclarecemos, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

 

Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação.

 

Não houve suspensão de aulas na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

 

Os CRAS estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações Rio, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.


Pedimos a compreensão dos cariocas e ressaltamos que nossas equipes estão trabalhando para que o sistema volte à normalidade o mais rápido possível. Todas as atualizações você acompanha nas nossas redes sociais.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Polícia Federal, a Toyota Brasil, o Sistema de Administração Financeira...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...