Serviços do setor de saúde são impactados após incidente na Prefeitura do Rio de Janeiro

Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira (16), o órgão explicou que o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede da Prefeitura não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas, além disso, o painel de Covid-19 também está com a captura de dados afetada

Compartilhar:

O ataque cibernético que atingiu o datacenters da Prefeitura do Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (15), segue causando impactos. Enquanto a equipe da IplanRio (Empresa Municipal de Informática) trabalha na normalização do sistema com segurança, o setor da saúde está com alguns de seus serviços indisponíveis por conta do incidente.

 

Em comunicado, o órgão explica que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade não teve o atendimento aos pacientes e o Sisreg prejudicados, mas ressaltou que algumas unidades de saúde que funcionam com a rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação, bem como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

No setor de educação, as aulas na rede municipal de ensino não foram suspensas. “O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população”, diz nota divulgada.

 

Além disso, os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

“Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação”, ressalta a Prefeitura do RJ.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

“Mesmo com os problemas causados pelo ataque criminoso, temos procurado amenizar os transtornos para os cariocas.

 

Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a nossa rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

Esclarecemos, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

 

Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação.

 

Não houve suspensão de aulas na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

 

Os CRAS estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações Rio, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.


Pedimos a compreensão dos cariocas e ressaltamos que nossas equipes estão trabalhando para que o sistema volte à normalidade o mais rápido possível. Todas as atualizações você acompanha nas nossas redes sociais.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...