Segurança no universo Open: quando o cliente está no centro da estratégia

Especialistas do iFood, Banco Itaú e BTG Pactual destacam como a experiência do cliente tem ditado as regras de novos modelos de negócio e como esse momento traz oportunidades e desafios para a Segurança

Compartilhar:

A transformação digital nunca esteve tão presente na vida das empresas e da sociedade como na atualidade. Muitas organizações mergulham de cabeça no universo Open para seguirem na vanguarda da inovação digital, entendendo o empoderamento e necessidades dos brasileiros e pautadas nas estratégias de disrupção que colocam o cliente no centro.

 

Com o consumidor empoderado, companhias trabalham na jornada de ofertas que contemplem a experiência, facilidade e agilidade. O mundo Open está totalmente inserido neste contexto e tende a inovar a forma como empresas se relacionam com os clientes. Uma inovação que conta com confiança e Segurança.

 

Para Eriki Shimoda, Solutions Architect do Banco Itaú, a experiência e a conectividade são dois fatores que trazem mudanças significativas para os clientes. De acordo com o executivo, novos serviços, como o Pix, conseguem entregar cada vez mais praticidade em um único aplicativo.

 

“Sabemos que Segurança é muito importante, mas que tradicionalmente vai em um caminho contrário à experiência. É preciso manter equilíbrio onde o mundo financeiro está na palma da mão em uma única ferramenta, mas de forma segura. Só assim o consumidor encontrará facilidade e confiança em usar os serviços”, comenta Shimoda durante painel de debates promovido pela TVD em parceria com a NetBr e Ping Identity.

 

O universo Open, liderado principalmente pelo Open Banking, agora chamado também de Open Finance, dá empoderamento aos clientes que vão ter acesso e ser os donos de seus dados. O Software Engineering Manager do iFood, Evaldo Balbino, considera uma grande evolução para os novos modelos de negócio colocar o cliente no centro das estratégias.

 

“Claro, é um processo evolutivo e traz uma visão relativamente nova por conta dos desafios, principalmente quando envolve gestão de identidades e proteção de dados pessoais. Mas esse empoderamento do consumidor também nos ajuda a olhar com mais cuidado para os cadastros que contém informações críticas, a responsabilidade de lidar com dados sensíveis neste universo”, acrescenta Balbino.

 

Ricardo Marcelino, Cybersecurity Engineer no BTG Pactual, concorda e faz um complemento importante sobre a questão de aprimorar processos generalizados em termos de serviço, já que isso torna a gestão mais facilitada. “Através de tecnologias como o CIAM, é possível identificar se o cliente usa algum tipo de serviço financeiro, com isso, conseguimos fazer uma oferta personalizada”, completa.

 

De acordo com os especialistas presentes no painel, o cliente está mais exigente, isso é evidente, mas as empresas que não se adaptarem a esse mundo do consumidor poderão perder espaço competitivo.

 

O debate completo dessa discussão sobre os benefícios do universo Open, as oportunidades de novos modelos de negócio e o papel da Segurança está disponível no canal da TVD no YouTube. Além de outros tópicos debatidos, vários insights foram gerados entre os debatedores.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Como o básico bem-feito pode evitar incidentes similares à C&M?

Após enfrentar um dos incidentes de Segurança mais custosos da história financeira do Brasil, é o momento de o mercado...
Security Report | Destaques

ANPD determina auditoria de conformidade contra WhatsApp

Em novo despacho, a agência determinou que o aplicativo de mensageria comprove que não utiliza dados pessoais para alimentar outros...
Security Report | Destaques

Cyber como risco emergente: Desafio é gerenciar a partir do impacto ao negócio

Do ponto de vista do setor de riscos, apenas analisar aspectos tradicionais que afetam os rendimentos bancários, como a liquidez...
Security Report | Destaques

Prefeitura Municipal de Cabedelo (PB) é alvo de ataque cibernético

O poder executivo local confirmou o incidente hoje (12), que mirou a Secretaria de Assistência Social, mas reforça que serviços...