Segurança na Era Digital: inovação e conveniência

Segundo Simon Breeden, consultor sênior de Soluções de Fraude da NCR Corporation, as transformações que vivemos hoje com as novas tecnologias não podem perder de vista a necessidade de equilibrar conveniência e usabilidade com segurança, independentemente do tipo de transação de pagamento e o canal escolhido pelo usuário final

Compartilhar:

Até 2020, teremos mais de 11 bilhões de dispositivos móveis conectados, 90% dos carros serão conectados, e as tecnologias wearables estarão presentes em mais de 170 milhões de dispositivos. Na jornada digital que têm transformado o mundo dos negócios, mudam também a maneira como vivemos, compramos e nos relacionamos.

 

O cenário aponta para a evolução acelerada no mundo todo. A cada segundo produzimos e compartilhamos mais e mais dados na Internet, trocamos experiências e nos mantemos conectados a maior parte do tempo. A transformação digital e as novas tecnologias nos proporcionam facilidades que não deixaremos para trás.

 

Por outro lado, o grande volume de informações abre muitas possiblidades para fraudadores encontrarem novas formas de “extrair” dados de empresas e consumidores durante as transações financeiras de pagamento. Um exemplo prático e já bastante conhecido é a clonagem de cartões de crédito, que já atingiu ao menos uma vez a maioria dos consumidores no mundo. É preciso estar à frente disso.

 

Para ter uma ideia, as transações realizadas por mobile ou internet banking somam 57% do total de movimentações financeiras, segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2017, realizada pela consultoria Deloitte. É um caminho sem volta, somos movidos pelas inovações tecnológicas. Basta observamos que não demoramos sequer uma hora para notar que perdemos nosso celular, enquanto só percebemos que estamos sem o cartão de crédito quando precisamos realizar um pagamento.

 

Ou seja, nunca estivemos tão conectados e consequentemente tão expostos às violações de segurança que colocam empresas e consumidores em risco — a julgar pelos últimos ataques cibernéticos que presenciamos no mundo, que contaminaram milhares de computadores de empresas e despertou o alerta para a segurança em todas as verticais de negócio.

 

Os fraudadores sempre terão os canais mais fracos como meta, portanto é preciso controlar os riscos em todos os ambientes. É imprescindível criar e manter mais níveis de validação de identidade (autenticação) para realizar transações, além de senhas mais fortes e seguras e uso de inteligência artificial, pois fraudadores também sabem que a maioria das pessoas utiliza senhas mais simples, até mesmo para lembrar com facilidade.

 

No ambiente corporativo não é diferente. Empresas e instituições financeiras devem promover a capacitação dos colaboradores para que saibam agir em situações de risco e estejam cientes de que informações enviadas por e-mail, por exemplo, é um caminho muito fácil para fraudadores. A conscientização é fundamental e urgente para direcionar as mudanças de hábito e comportamento no mundo digital.

 

As transformações que hoje vivemos com as novas tecnologias não podem perder de vista a necessidade de equilibrar conveniência e usabilidade com segurança, independentemente do tipo de transação de pagamento e o canal escolhido pelo usuário final. Por isso é imprescindível ser transparente no relacionamento com o cliente para que ele se sinta protegido e respaldado no caso de qualquer eventualidade. Torna-se fundamental a adoção de soluções de tecnologias inteligentes e estratégicas para o mapeamento, detecção e prevenção de fraudes. Só assim, é possível obter respostas rápidas para a tomada de decisões efetivas em momentos críticos. Inovação, segurança, e conveniência, são os pilares para conduzir os negócios e garantir experiências incríveis ao consumidor final.

 

* Simon Breeden é consultor sênior de Soluções de Fraude da NCR Corporation

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA