Nos dias 13 e 14 de novembro, autoridades e representantes das principais instituições públicas e privadas do País estarão reunidos no Congresso Security Leaders, em São Paulo, para debater o avanço do cibercrime e como novas tecnologias (machine learning, inteligência artificial, blockchain, big data, entre outras) podem ajudar no combate às ameaças cibernéticas. Já confirmaram presença representantes da Presidência da República, Polícias Civil e Federal, Natura, Bradesco, Magazine Luiza, Citibank, entre muitas outras.
Estima-se que o cibercrime provocará cerca de US$ 6 trilhões em prejuízo financeiro às empresas até 2021. O número é tão elevado que se o cibercrime fosse representado por um país, ele seria a terceira maior economia do mundo. Esses dados são baseados em estudos que mostram ataques cibernéticos cada vez mais intensos e sofisticados. Para se ter uma ideia, somente na América Latina, os usuários estão sujeitos a 117.572 ataques de malware por hora, resultando em 33 por segundo.
Diante de suspeitas de fraudes eleitorais, espionagem política entre países, ciberterrorismo, fragilidade dos dispositivos IoT que adentram o mercado, aumento de casos globais envolvendo sequestro de dados (ransomware) e proximidade de datas importantes para o Varejo, como Black Friday e Natal, é essencial saber como as organizações estão lidando diante de um cenário cibernético tão ameaçador.
Durante os painéis de debates e apresentações, os executivos discutirão a importância da Segurança da Informação nas empresas em que atuam e como tecnologias de Blockchain, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data, Analytics são utilizadas contra o cibercrime para prevenir fraudes eletrônicas, vazamento de dados e sequestro de informações (ransomware).
Nos dois dias de evento, keynote speakers internacionais desembarcarão pela primeira vez no Brasil para trazer as principais tendências do Mercado. Além disso, o evento terá uma feira tecnológica com a presença dos principais players do mercado de Segurança, espaço em que apresentarão as tecnologias e soluções mais inovadoras para conter o avanço do cibercrime.
O evento, que conta com várias agendas paralelas, é gratuito para usuários de Tecnologia e acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no WTC, em São Paulo. A inscrição e a programação estão disponíveis em www.securityleaders.com.br.
DESTAQUES
KEYNOTE SPEAKERS
– Arthur Sabbat: diretor do Departamento de Segurança e Comunicações ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, traçará um panorama do plano que visa estabelecer uma Política Nacional de Segurança da Informação. Nessa ocasião, o coronel responsável discutirá o papel do Estado brasileiro, das empresas e da sociedade na construção de diretrizes que garantam a proteção dos negócios, da informação e dos cidadãos.
– Corey Nachreiner: Reconhecido mundialmente como um especialista e visionário em Segurança da Informação, atua há mais de 16 anos no setor, fazendo avaliações e previsões precisas sobre tendências. Atualmente é CTO da WatchGuard
– Angelo Rodriguez proporá uma revisão sobre os atuais modelos de Segurança e uma visão prática de como as organizações têm de se preparar para o atual cenário de ciberameaças. O executivo é diretor-engenheiro da SonicWall
PAINÉIS DE DEBATES
– Ataques da Nova Era: Mea culpa, por que ainda erramos tanto?
Executivos confirmados:
Alexandre Murakami, Gerente Divisão Segurança e Conectividade Telefônica
Gil Santos, líder de Segurança Digital do Magazine Luiza
Anderson Motta, Cybersecurity Intelligence Specialist do Citibank
Rodrigo Jorge, gerente de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação da ALE Combustíveis
– Next Generation CSO: O novo gestor de Riscos?
Executivos confirmados:
Longinus Timochenco, CISO do SPC
Ticiano Benetti, CISO da Natura
Patricia Peck – advogada especialista em Direito Digital
Frederico Tostes – country manager da Fortinet
Arthur Capella – country manager da Palo Alto Networks
– Serviços Gerenciados e Cloud Security: é a vez da Segurança como Serviço?
Executivos confirmados:
Vitor Sena, CISO da EMS
Yanis Stoyanis – Especialista em Segurança da Informação na Embratel
Francisco Bernabeu – CEO da Nalbatech
Geraldo Guazzelli – Country Manager da Arbor Networks
Coriolano Camargo, advogado especialista em Direito Digital
Alexandre Trentini, gerente-geral de Segurança da Informação da Construdecor
– Política Nacional de Segurança da Informação: O Brasil está preparado?
Executivos confirmados:
Paulo Yukio, Legal Security Information Officer da Ambev
Igor Gutierrez, Information Security Officer da B. Grob do Brasil
Arthur Sabbat, diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Renato Opice Blum – Advogado especialista em Direito Digital
– IoT, o fim das fronteiras digitais e a segurança fora de controle
Executivos confirmados:
Marcos Donner – CSO na Agiplan
Ramiro Rodrigues – CISO na Serasa Experian
Thiago Galvão – Head of Information Security and IT Risk Management na YARA
Arley Brogiato – diretor geral da SonicWall
– Security Cyborgs: a relação homem-máquina contra o cibercrime
Executivos confirmados:
Everton Souza, Security Officer da Klabin
Renato Augusto – Analista de Segurança Lógica Sênior no Bradesco
Pierre Rodrigues – CSO na WEG
SECURITY EDUCATION & LAW
Programação inteiramente voltada para temas relacionados à Educação e ao Direito Digital. A área terá curadoria dos advogados especialistas Renato Opice Blum e Patricia Peck, que trarão delegados, juristas, promotores e peritos para apresentar as melhores práticas corporativas.
GAME CAPTURE THE FLAG
A CA Technologies e a RSA levarão o game Capture the Flag para o Congresso Security Leaders durante os dois dias de evento. Os participantes serão desafiados a encontrar uma ação hacker em uma rede simulada. Os vencedores ganharão prêmios exclusivos.
SECURITY LABS
Trilha técnica voltada para especialistas apresentarem demonstrações de soluções, produtos e serviços voltados para Segurança da Informação. Durante as atividades, os convidados presenciam como tais ferramentas e recursos funcionam na prática.