Faltam algumas horas para o início do Congresso Security Leaders Nacional, que será realizado nesta semana no WTC, em São Paulo. O evento conta com uma programação intensa com 4 Trilhas de conteúdo e relacionamento, além de palestrantes conceituados na Arena Security com o objetivo de trazer uma série de insights e conhecimentos essenciais ao setor de Cibersegurança no Brasil.
Entre as primeiras apresentações, o tema central abordado será as mais recentes e avançadas ameaças do cibercrime, como bots e técnicas de exploração de vulnerabilidades. Esses novos atores hostis utilizam respostas automatizadas para driblar com crescente facilidade as proteções vigentes, especialmente em ambientes maiores e mais complexos. Essas são demandas das quais nenhuma vertical está imune.
É sobre esse ponto que Dan Woods, Head Global de Inteligência da F5, falará na abertura do dia 26. O especialista com mais de 20 anos como investigador de Cibercrimes em organizações policiais e de inteligência dos Estados Unidos, apresentará ao público algumas experiências em seus trabalhos de combate ao crime digital, focado na luta contra os ataques de bots.
Logo em seguida, a discussão sobre o tema continuará com o Painel de Debates “Ataques cibernéticos, bots, ameaças avançadas. Onde estamos errando?”. Essa discussão contará com a presença de Alexandre Domingos, CISO e DPO da Dasa, João Gilberto Passos, CISO da Brasilseg, Renato Lima, CISO da UPL, e Fernando Zamai, Regional Sales Manager da Cisco. A Diretora Executiva do Security Leaders, Graça Sermoud, estará na mediação dessa mesa redonda.
Outro tema frequente das discussões no Security Leaders são as próprias pessoas que formam essa comunidade, em diversos aspectos como liderança dos CISOs e relacionamento destes com todo o ambiente corporativo: times, departamentos, board executive, entre outros. Reconhecer o próprio papel na Segurança do core business e da economia digital como um todo é passo essencial aos Líderes em favor da valorização de seus trabalhos.
Assim, esse tema será foco tanto do Keynote de encerramento do dia 26, com a palestra de Roberto Arteiro, Mentor do ITXPRO, sobre desenvolvimento de carreira, quanto do Talk Show de abertura do dia 27. Essa discussão reunirá C-Levels de diferentes domínios para discutir as melhores formas de unir forças e ampliar a Cibersegurança corporativa.
Estarão presentes o Diretor de estratégias de Cyber Security da Natura &Co, Ticiano Benetti, o CIO do Grupo Ri Happy, Paulo Farroco, a Presidente do Conselho da 2W Ecobank, Ana Karina Bortoni, e o Professor e Partner de Cybersecurity da EY, Marcos Sêmola.
O painel seguinte ampliará ainda mais esse diálogo, com o tema “Posicionamento e liderança do CISO. O que ele espera do CEO e do CIO e vice-versa?”. A mediadora Graça Sermoud compartilhará o palco com Fabiana Tanaka, CISO e Data Privacy Director da Leroy Merlin; Alexandre Cury, Gerente de TI no Colégio Bandeirantes; Fábio Xavier, Diretor do Departamento de TI do TCE-SP e Alexandre Bonatti, Diretor de Engenharia da Fortinet.
O dia 27 então se encerrará com o grande tema da Cibersegurança no ano: Inteligência Artificial. Sobre esse assunto, o CISO do Banco Mercantil, Ricardo Leocádio, tratará justamente dos grandes impactos que a AI Generativa já está trazendo ao mercado de Tecnologia, e como os Líderes de SI devem se aproveitar dessas novas tendências em favor da proteção das empresas.
Leocádio ainda permanecerá para o Painel de Debates “Inteligência Artificial: Está na hora da Cybersecurity assumir esse recurso e liderar o uso na empresa?”. Ele terá a companhia de Frank Hamilton Moraes, Superintendente Executivo do Banco Bradesco, Ricardo Castro, CISO e DPO do Clash e Rodrigo Gutler, Cyber Security Sales Manager da Imperva. Graça Sermoud também retornará para essa moderação.
Cases de Sucesso
As agendas de ambos os dias ainda contarão com diversos cases de sucesso dos parceiros do Security Leaders e seus clientes, para exporem à comunidade Cyber grandes conquistas do mercado. Neste momento, companhias das mais diferentes verticais estarão representadas no palco do SL, como Cielo, C6 Bank, Senac São Paulo, EDP Brasil, Leroy Merlin, Gol Linhas Aéreas e TIM.
Na primeira parte, serão apresentados estudos de caso tematizados com segmentação, visibilidade, jornada de transformação em SI, Segurança no WhatsApp e DevSecOps na proteção de APIs. Já no dia 27, os assuntos abordados serão redução de complexidade com consolidação, inovação das infraestruturas, Segurança de aplicações e gestão de riscos do negócio.