RSA Conference: “Missão da Cyber é cumprir propósito em meio à incerteza”

O evento internacional de Cibersegurança abriu as portas para o público nesse começo de semana com a apresentação de seu presidente executivo, Hugh Thompson. O profissional ressaltou os grandes desafios com inovações, regulações e ameaças para a SI, e crava que apenas a partir da integração da comunidade será possível fazer a diferença nas organizações

Compartilhar:

A RSA Conference iniciou seus trabalhos nessa semana, a partir da discussão sobre a importância da Segurança cibernética em meio a tantas transformações digitais e novas incertezas sobre o futuro da tecnologia. Esse cenário, conforme relembra o Presidente Executivo da RSAC, Hugh Thompson, relembra às empresas e aos profissionais do setor de que atuar em comunidade é a melhor forma de responder às próximas demandas de mercado.

 

Thompson reforça que o ambiente segue desafiador para todas as organizações pelo mundo, com agentes hostis aprimorando dramaticamente seus métodos de ação. Além disso, nações e entidades ao redor do mundo pressionam pela melhora nas regulamentações de proteção de dados e SI, o que representará novas demandas por melhorias nesse tema para líderes corporativos e profissionais de tecnologia.

 

“Uma das coisas que mais me impressiona nesse setor é o quanto a Cibersegurança se tornou para a sociedade atual e, mais ainda, o quanto essa sociedade está percebendo a importância desse setor. Essa percepção não poderia ter vindo em melhor hora, dada a quantidade de mudanças que podemos esperar para o futuro, considerando novas tecnologias e a sofisticação dos atacantes”, reforça o executivo.

 

Um dos exemplos que ele traz é justamente o impacto que a Inteligência Artificial pode gerar em 2025 e pelos anos adiante. A RSA entende que esse será o grande tópico dos próximos meses, com implicações em diversas formas diferentes, incluindo os usos e riscos das IAs Agênticas. Thompson reforça que há questões essenciais a serem respondidas no que tange identidade, governança e rastreabilidade das informações nesses sistemas.

 

Por isso, o grande papel que os CISOs e seus times de Segurança devem cumprir é operar seus propósitos em meio a um cenário de constante transformação, fazendo-se presente dentro das discussões sobre as estratégias de futuro e estabelecendo, junto às lideranças de negócio, implicações relacionadas à proteção dos dados como ativos críticos ao negócio.

 

“Os adversários mudaram, as tecnologias fundamentais do nosso trabalho também, e as regulações querem que mantenhamos um padrão cada vez maior de mitigação de riscos e proteção. É para enfrentar essas ameaças que precisamos nos manter cada vez mais unidos: porque precisamos uns dos outros, e precisamos aprender uns com os outros”, afirma Thompson.

 

A cooperação entre os profissionais do setor deve ser, também, o ponto focal das transformações na Cibersegurança. Isso é necessário, pois, na visão do Presidente Executivo, isso permitirá estabelecer um mindset focado em ser resiliente a esses impactos, a partir da interação e cooperação comunitária do setor. Deste modo, é possível equilibrar a disputa com os agentes hostis e com os riscos futuros.

 

“Atuamos em um setor extremamente dinâmico, e por isso precisamos estar abertos para a mudança a todo instante. A partir da relação com o outro que compartilha dos nossos desafios, criamos um laço de confiança que nos fortalece como profissionais e como comunidade. Esse caminho é essencial para nos levar e levar nossas companhias ao sucesso em meio às incertezas”, conclui.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...