Renato Lima projeta carreira para atuação global na UPL

Compartilhar:

Com mais de 30 anos de experiência em segmentos como Indústria, Varejo e Serviços Financeiros, executivo amplia área de atuação no mercado Agro. Em entrevista à Security Report, o profissional destaca a motivação atual: trabalhar não só com a Segurança da Informação, mas com áreas globais da companhia como Privacidade, Compliance e Gestão de Continuidade de Negócio


Renato Lima assume o cargo de IT GRC, Digital and Information Security Manager na UPL, uma companhia global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis e uma das 5 maiores empresas do segmento do mundo. Após quase 3 anos na posição de CISO no Grupo Marista, agora o executivo tem como desafio liderar as iniciativas de desenvolvimento e melhorias na área de Segurança da Informação, com foco na gestão de mudança em áreas-chave como Privacidade de Dados e Cyber Security.


Em entrevista concedida à Security Report, Renato Lima detalha as motivações da mudança, especialmente em ampliar os campos de atuação, sendo responsável também por Privacidade e Gestão de Continuidade de Negócios, além dos departamentos de Governança, Riscos e Compliance de TI, atendendo requisições globais de regulação e controles. Segundo ele, um dos fatores decisivos foi a oportunidade de atuar em uma empresa com report internacional, o que projeta a carreira em uma perspectiva global. “Entender, avaliar e realizar as devidas adequações das demandas globais para o mercado brasileiro e América Latina é um dos pontos centrais no entendimento para entregar os projetos de TI, Negócios e Regulatórios”, explica. O executivo acrescenta que a área de Segurança da UPL está estruturada para uma gestão centralizada na Índia e se desdobrando nas regiões geográficas.


Com uma sólida atuação no segmento e com mais de 30 anos de experiência atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, PMO, SI, Risco, Continuidade de Negócios e Crises, Renato Lima compartilha que a nova jornada se trata de uma mudança radical em sua carreira. “Já atuei de forma consistente em segmentos como Indústria, Varejo, Serviços Financeiros, Consultoria, Educação, Saúde e entre outros. No Agro estou sendo batizado, estou muito animado por fazer parte de um segmento tão importante e crítico para o Brasil e, acima de tudo, para o planeta”, completa o profissional.  


Para ele, um dos grandes objetivos é gerar valor ao Agro com objetivo de transformar as vidas dos clientes. “Meu objetivo é ser um embaixador dos temas que estão sob a minha responsabilidade. A ideia é aumentar a cultura de Segurança Cibernética na vida das pessoas e de todos da organização”.


A carreira do líder de Segurança


A liderança no setor de Cyber Security evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Hoje, o CISO é um profissional em destaque dentro das organizações. Lima lembra que no início da carreira começou atuando em Tecnologia da Informação, Infraestrutura, Gestão de Serviços e Desenvolvimento de Sistemas. Em seguida, ele sentiu necessidade de ter uma visão mais executiva e alinhada ao negócio, foi aí que ele ampliou os conhecimentos e teve atuações em linhas de defesa como Gestão de Riscos, Auditoria de TI e Business Resilience.


“Essa fase trouxe uma visão diferenciada do negócio, pois unindo conhecimentos técnicos, de gestão, controles e riscos, me trouxe um perfil profissional diferenciado, navegando de forma harmoniosa entre TI, business e Estratégia de maneira muito eficiente, gerando valor e com um olhar mais de Gestão de Riscos para equilibrar as decisões relacionada à Segurança e à Privacidade”, explica.


Se depender dele, que também é professor acadêmico, os profissionais de SI terão apoio para crescimento e formação. Um dos propósitos na jornada de Lima é auxiliar novos líderes de Segurança, trabalhando na mentoria dos times para assumirem posições de destaque.


“No nosso mercado o papel do CISO tem que ir além da elaboração e implementação de um Plano Diretor de Segurança, tem que permear todo ciclo de vida do processo decisório e estratégico. Sem dúvida, partindo desse ponto é o maior desafio, pois nem todas as empresas, executivos e comitês têm a visão de que Segurança, Privacidade e Resiliência é parte integrante do negócio”, finaliza. 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...