A F5 Networks lança solução de segurança para redes 3G/4G/5G e NFV. Baseada no Viprion 4800, a nova plataforma é um dos mais avançados firewalls para operadoras de Telecomunicações, desenhada especialmente para este ambiente. Sua missão é suportar redes 3G/4G/5G, tanto em versão de HW próprio quanto em NFV, provendo segurança aos usuários da operadora e ao ambiente do core móvel. “É uma oferta sob medida para operadoras que enfrentam o aumento de usuários, dispositivos e dados trafegados em redes móveis; mais do que prover infraestrutura, as líderes de mercado no Brasil estão buscando maneiras de garantir a segurança das aplicações de negócios que rodam na nuvem”, enfatiza Rita D’Andrea, country manager da F5 Networks Brasil. No mundo da explosão dos acessos a partir de smartphones e, em breve, do uso maciço de dispositivos IoT, torna-se ainda mais desafiador garantir a segurança da rede da operadora de Telecom. “Nosso novo firewall carrier-class trabalha a favor da segurança de assinantes, dispositivos e elementos fundamentais da rede como a Gi LAN e o data center”, resume Rita.
Solução oferece baixo TCO para a operadora de Telecom
Para Paul Parker-Johnson, analista da ACG Research, merece destaque o fato de que o novo firewall para operadoras de Telecom é uma solução end-to-end de alto desempenho e escalável. “A solução F5 proporciona um desempenho superior para as diversas dimensões da Gi LAN, com um atraente retorno econômico”. Um recente estudo realizado nos laboratórios da ACG revelou que o firewall carrier-class da F5 atingiu um TCO (Total Cost of Ownership) até 80 por cento inferior ao de ofertas alternativas. O ROI (Return on investimento) da nova solução, por outro lado, mostrou-se 216 por cento maior do que o da concorrência.
O firewall carrier-class standalone Viprion 4800 suporta até 1,2 bilhões de conexões concorrentes e mais de 20 milhões de conexões por segundo. O firewall carrier-class da F5 é projetado para atender preocupações de segurança ligadas ao crescimento da Internet das Coisas (IoT), à migração para redes 3G/4G/5G e NFV, bem como às vulnerabilidades de segurança afetando dispositivos, redes e aplicações.
No ambiente do core móvel Gi, além das altas capacidades de trafego, conexões simultâneas, conexões por segundo e outras características, a plataforma deve suportar protocolos, sinalização e interfaces especificas deste ambiente. Isto inclui plataformas como Diameter, SIP, interfaces Gy, Gx, Sd, e outras. Estas funcionalidades e capacidade diferenciam a oferta F5 Networks, desenvolvida especialmente para o core móvel, ao contrário de soluções Next Generation Firewalls (para enterprise e data centers) e firewalls tradicionais.
As maiores operadoras de redes móveis do mundo já realizaram a migração para Carrier Class Firewalls, devido às limitações dos firewalls tradicionais e NGN firewalls.
Ataques sobre a camada de aplicações
As redes dos provedores de serviços enfrentam ameaças provindas de múltiplos pontos — dispositivos, redes, aplicações — enquanto ataques à rede também impactam o DNS, o plano de controle e a sinalização (incluindo SIP e Diameter). O portfólio consolidado de serviços L4–L7 (camada de aplicações) da F5, incluindo a integração de CGNAT, proporciona segurança end-to-end e fornece uma solução multicamada para proteger a aplicação, o plano de controle e o plano de dados contra APTs e ataques DDoS. Isso capacita os provedores de serviços a valorizarem seu brand e reterem os clientes pelo aprimoramento da Qualidade da Experiência para os seus assinantes.
Solução proporciona segurança especializada à Gi LAN
As redes 5G têm características de latência ultrabaixa para arcar com o crescimento associado à IoT. Para dar segurança a futuras redes, os provedores de serviços precisam aumentar a agilidade, o desempenho e a segurança da Gi LAN. A F5 oferece aos provedores de serviços poderosas soluções de desempenho com capacidade para escalar em conexões concorrentes e conexões por segundo (CPS) para suportar as exigências necessárias à 5G e à IoT.