Atuar com operações terceirizadas para players influentes de mercado exige padrões elevados de Cibersegurança, backup e continuidade de negócios. São pilares básicos para não comprometer as estruturas do contratante e preservar a confiança da operação. Essa era uma das principais demandas do Grupo Paschoalotto, ligado a serviços de atendimentos em call centers de organizações financeiras, educacionais, de agro, entre outros.
Assim, visando lidar com demandas grandes vindas de seus clientes, o grupo percebeu a necessidade de evoluir seus sistemas de recuperação de dados operacionais. A corporação tinha uma janela muito ampla de resposta a crises devido às dificuldades de desempenho de seus sistemas. Diante dessas dores, a Paschoalotto saiu em busca de novos parceiros na área de backup.
O grupo encontrou na Veeam um potencial parceiro de solução para atender essas dificuldades. Visando atestar a real capacidade das ferramentas de preservação, as duas companhias iniciaram uma Prova de Conceito incluindo parte das 800 máquinas da Paschoalotto, incluindo bases de dados e trechos da infraestrutura crítica.
“Tínhamos sérios problemas com falhas de sistemas que ameaçavam a integridade dos dados armazenados, além do grande nível de exposição de um recurso tão vital à continuidade do negócio. Era necessário entregar algo mais confiável, capaz de reduzir nossa preocupação com a operação por falta de backups eficientes”, afirmou Wellington Silva, Head de Tecnologia do Grupo, em apresentação do case no VeeamON Tour Expand Brasil 2023.
Bastou pouco tempo após o início da POC para a verdadeira prova de fogo surgir: durante esse processo, uma das máquinas sofreu uma pane suspeita, mas recuperada em poucos minutos, graças ao parque de backups novos oferecidos pela Veeam. Logo depois, se constatou um ataque de ransomware mirando a arquitetura de dados da empresa.
Silva contou que os problemas haviam continuado durante a madrugada daquele dia, e mesmo apesar de terem isolado o malware, foi necessário reconstruir todo o parque de dados da companhia. Embora os backups anteriores tivessem sido atingidos, a imutabilidade dos arquivos da prova de conceito impediram estes sistemas de serem perdidos, viabilizando um rápido retorno das atividades.
“Essa foi uma situação grave, mas frequente no nosso ramo, e são nesses momentos que manter um backup seguro e imutável se torna fundamental. Embora tenha nos custado uma semana para retomar a operação, esse tempo longo foi exigido majoritariamente pela reconstrução do ambiente digital. Já o restore foi simples e rápido, se concluindo poucas horas depois da retomada”, comentou o Head de Tecnologia.
Neste momento, a corporação conta com 100% de seu sistema de data recovery coberto pelas soluções da Veeam. Segundo Silva, a manutenção de um sistema capaz de bloquear alterações nos dados armazenados foi determinante na decisão final.
“Tivemos um aprendizado enorme com aquele evento, e essa parceria só tendeu a se fortalecer a partir dali. A importância de se ter um backup protegido e íntegro ficou ainda mais clara”, concluiu o executivo.