RappiBank confirma vazamento de dados em vulnerabilidade

Incidente se deu ainda no começo de julho, quando uma brecha dentro dos sistemas da companhia permitiu que alguns usuários atuais e antigos do RappiCard tivessem informações comprometidas. Em nota, o RappiBank informa que tomou ações imediatas de resposta, mobilizou as autoridades e manteve contato com os clientes afetados

Compartilhar:

Os Dados de diversos clientes do RappiBank foram comprometidos no começo desse mês de julho devido à exploração indevida de uma vulnerabilidade nos sistemas da companhia. A ocorrência foi confirmada à Security Report por meio de nota enviada hoje (05), oferecendo mais detalhes das ações de resposta e cooperação com as autoridades competentes do caso.

 

Informações de que dados de clientes haviam sido colhidos indevidamente nos ambientes do banco digital começaram a circular ainda na última semana. Naquele momento, um usuário do fórum cibercriminoso BreachForum teria exposto mais de 52 milhões de linhas de registros com dados de clientes no Brasil, Chile, Peru, Colômbia e México.

 

De acordo com a publicação, os dados estavam à venda por US$ 750 e incluíam Nome complete, registro numérico na instituição, e-mail, endereço físico, número de telefone, CPF e limite de valores utilizados, entre outros. A postagem ainda citaria que as informações captadas envolveriam dados do Rappi, RappiCarga e RappiPay.

 

Todavia, segundo informou a assessoria do RappiBank à Security Report, os dados comprometidos pelo incidente estão restritos apenas ao RappiBank, não havendo relação com os registros mantidos na plataforma de delivery, por exemplo. Em nota também divulgada, a empresa reforça que o comprometimento atingiu apenas um número específico de usuários.

 

“No começo de julho, uma vulnerabilidade afetou alguns usuários RappiBank que possuem ou possuíram cartão de crédito Rappicard, e, assim que identificada, foi prontamente corrigida. Graças aos nossos processos avançados de monitoramento, a vulnerabilidade foi rapidamente identificada, o que nos permitiu tomar ações rápidas e eficazes para resolver a situação”, prossegue a nota.

 

Ainda de acordo com a empresa, os usuários afetados pela perda dos dados já foram notificados e recebem o suporte adequado. Também foram oferecidos detalhes específicos às autoridades competentes, para subsidiar as investigações internas em curso.

 

“Embora lamentemos profundamente este infeliz acontecimento, é importante destacar que este caso é um evento isolado e adotamos as medidas necessárias para resolver a situação, com a ativação dos nossos protocolos de segurança e adoção das medidas corretivas apropriadas”, conclui a mensagem.

 

Os bancos digitais e de meios de pagamento são alvos bastante visados pelo cibercrime atualmente. Isso ocorre devido à possibilidade de comprometer dados importantes que podem oferecer subsídios para futuros ataques direcionados de phishing, visando comprometer diretamente o acesso dos usuários.

 

Recentemente, a ValeCard também foi alvo de um incidente cibernético, supostamente causado pelo grupo de ransomware Medusa. Embora as operações não tivessem sido comprometidas, as forças policiais de repressão a crimes cibernéticos também foram acionadas para investigar o ocorrido.

 

A Security Report publica, na íntegra, posicionamento do RappiBannk:

 

“Posicionamento RappiBank

 

No começo de julho, uma vulnerabilidade afetou alguns usuários RappiBank que possuem ou possuíram cartão de crédito Rappicard, e, assim que identificada, foi prontamente corrigida. Graças aos nossos processos avançados de monitoramento, a vulnerabilidade foi rapidamente identificada, o que nos permitiu tomar ações rápidas e eficazes para resolver a situação. As informações afetadas limitaram-se aos dados de um número específico de usuários, que já foram avisados, e forneceremos detalhes às autoridades competentes à medida que as investigações internas avançam.

 

Embora lamentemos profundamente este infeliz acontecimento, é importante destacar que este caso é um evento isolado e adotamos as medidas necessárias para resolver a situação, com a ativação dos nossos protocolos de segurança e adoção das medidas corretivas apropriadas.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ecossistema seguro: lideranças debatem “zona cega” da cadeia de suprimentos

Fragilidade de fornecedores, falta de visibilidade e ausência de programas estruturados expõem cadeias digitais a riscos cibernéticos. Debate no Congresso...
Security Report | Destaques

Avanço regulatório na SI prepara o Brasil para combate à desinformação e fraudes?

Novas diretrizes do GSI buscam instituir Grupos de Trabalho de olho na resiliência cibernética, governança e atuação mais estratégica dos...
Security Report | Destaques

Confiança na IA divide opiniões entre CEOs e CISOs

Enquanto Gartner prevê salto bilionário em gastos com IA na Cibersegurança (US$ 51 bilhões), em Davos, Fórum Econômico Mundial destaca...
Security Report | Destaques

Vazamento de dados em Pernambuco expõe desafios do Governo e reacende debate entre CISOs

Incidente com mais de 9 milhões de registros, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, alimenta debate no grupo de CISOs...