O mercado de SI e TI segue aquecido no ano de 2021, fazendo com que muitos profissionais embarquem em jornadas ainda maiores. É o caso do Raphael Hagi que aceitou uma proposta do Grupo Boticário.
O executivo acaba de assumir a posição de especialista em Segurança da Informação com foco principal em AppSec no Grupo Boticário. Em entrevista para à Security Report, ele informou que dentre os principais desafios nesta nova jornada está a viabilização de negócios.
“Isso faz muito sentido para mim, acredito que segurança e privacidade cada vez mais ganham força na estratégia e preservação da reputação das marcas. Foi um dos motivos que me fizeram aceitar o convite, após uma conversa com o CISO da companhia”, comenta executivo.
Após uma inesperada demissão em 2018, Hagi destaca que hoje consegue enxergar e entender o momento delicado que precisou enfrentar e tirou alguns aprendizados desse período, um deles é não ignorar convites profissionais para grandes desafios.
“Quando o Grupo fez contato, confesso que não sabia muito a respeito da companhia e passei a buscar mais informações. Encontrei as iniciativas de transformação digital, tudo se encaixou perfeitamente”, destaca Raphael.
O executivo comentou sobre desafios relacionados ao uso de dados, ativos das empresas em nuvem, privacidade e o uso de IA para o mercado de segurança em 2021. “Minha atuação está ligada ao software, que não é um artefato isolado nesse contexto, um aplicativo pode estar em nuvem, nos dispositivos, lidando com a privacidade das pessoas e usando IA. É bonito e desafiador”.
Questionado durante a entrevista sobre futuros projetos, Hagi comenta que a segurança de aplicações exige muito trabalho de conscientização e quem faz tudo acontecer são os desenvolvedores. “A ideia é se aproximar deles com uma mensagem propositiva e de apoio. Este é o principal projeto, uma construção que envolve muita gente”.
Raphael Hagi é um profissional de tecnologia e conta com 20 anos com atuações em infraestrutura, redes, desenvolvimento, análise de sistemas e gestão. Ao longo de sua carreira, o executivo teve passagens pela TAKE, Tripla IT e MOST.