Quando a visão de negócios é pautada em Cibersegurança

Estratégia da Cisco é se consolidar como uma empresa de software e serviços com o alicerce bem estruturado em Segurança da Informação

Compartilhar:

A Segurança da Informação virou a menina dos olhos dos players de tecnologia. Não é por menos, a demanda é alta diante da grande mudança nos negócios, com estratégias cada vez mais digitais, funcionários trabalhando em qualquer lugar e alta conectividade. Além, claro, do avanço dos crimes cibernéticos. É natural que a ascensão chegue para um setor extremamente crítico e que vem mostrando seu valor para negócios e sociedade.

 

A Cisco já tem uma longa jornada neste mercado com estratégias bem pautadas em ofertas de Segurança e Centros de Inovação em Cibersegurança espalhados em vários países, inclusive no Brasil. Mas agora, a companhia está consolidando essa trajetória priorizando investimentos e esforços para se tornar uma empresa de software e serviços com o alicerce bem estruturado em Segurança da Informação.

 

“A SI é uma prioridade na estratégia das empresas e é a nossa também”, pontua Laércio Albuquerque, o novo vice-presidente da Cisco para América Latina, durante encontro com a imprensa latino-americana nesta terça-feira (21). Segundo ele, metade de toda a receita da companhia na região é baseada em software e serviços e a Segurança é a base para permitir conectividade, automação e uso das aplicações.

 

As quatro principais prioridades no negócio da Cisco consistem em impulsionar o trabalho híbrido; ter um olhar diferenciado para as aplicações; segurança enterprise focada em cloud security; e transformação da infraestrutura pautada em IoT, Edge, cloud híbrida e Wi-Fi 6 & 5G.

 

“Eu converso com grandes clientes e a meta da maioria é migrar 60% da infraestrutura para a nuvem. Esse movimento exige um uma estratégia baseada em aplicações, com uma plataforma de Segurança que entregue visibilidade, agilidade, eficiência e Zero Trust”, completa.

 

Proteção colaborativa

 

A filosofia de soluções em cibersegurança, continua Albuquerque, se conecta com a estratégia da Cisco que consiste em entregar conexão segura em um cenário de transformação digital, de mudanças nos ambientes de infraestrutura e aplicações em cloud. O executivo destaca também que a companhia segue trabalhando para auxiliar empresas e governos a elevarem o nível de maturidade em SI.

 

O centro de inovação em cibersegurança no Brasil, lançado em junho deste ano, tem esse papel de fomentar a experimentação de cenários complexos de ataque e defesa, contendo sala de crise, treinamento e capacitações. “Os clientes LATAM já estão sendo beneficiados com os alertas antecipados de ataques cibernéticos, gerados pelos centros de inovação”, diz.

 

Ele acrescenta que um dos principais desafios da região é a escassez de mão de obra qualificada em cibersegurança, por isso a Cisco desempenha esse papel de fomentar treinamentos e capacitações. “E os centros de inovação têm esse papel, eles estão conectados com a estratégia Country Digital Acceleration (CDA) da Cisco, atualmente implementada em 33 mercados em todo o mundo. Nossa missão é fomentar a Segurança em nível federal, com a participação da sociedade e de governos”, completa.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...