Provedores de serviços de internet estão na mira dos ataques DDoS

Desde o início da semana, várias operadoras do estado do Rio de Janeiro estão sofrendo com ataques de negação de serviço, causando impactos nos acessos e, em alguns casos, interrompendo a conexão da internet. De acordo com uma das empresas responsáveis pelo fornecimento desse serviço, mais de 22 provedores estão sob ataques

Compartilhar:

Os ISPs (Internet Service Providers) estão na mira do cibercrime. No início desta semana, várias operadoras do Rio de Janeiro estão sofrendo ataques DDoS, deixando os clientes com conexão lenta ou completamente sem internet.

 

A MS Fibra, que atua em Angra dos Reis, explicou em comunicado, que mais de 22 provedores do estado do RJ estão sob ataques de DDoS, o provedor ainda ressaltou que segue trabalhando internamente e em conjunto com autoridades para mitigar os impactos. “Os ataques são de alto fluxo e vindo de diversas origens, dificultando as contramedidas aplicadas”, diz a nota.

 

Além desse relato, outros provedores também compartilharam os problemas que estão enfrentando nos últimos dias. A OK Virtual, que atua na Região dos Lagos, reforçou que as equipes de Engenharia de Redes seguem atuando para atenuar essas ameaças e normalizar os serviços o mais breve possível. Já a Entra Telecom, de Arraial do Cabo, confirmou que também passa pela mesma situação e que os ataques DDoS estão sendo realizados contra os serviços prestados.

 

Em pronunciamento, a K1 Fibra, de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, explicou que vem enfrentando instabilidade em algumas localidades desde 26 de fevereiro, bem como a Voar Telecom, prestadora dos serviços em Jaconé e Tanguá, ressaltando que o suporte segue 100% de prontidão. “Mas de toda forma, não é possível localizar a origem, e nem sempre conseguimos conter 100% dos casos”, comenta a Voar Telecom.

 

Os ataques DDoS são ameaças mais comuns no cenário atual de Segurança Cibernética e os cibercriminosos aproveitam múltiplos e diferentes vetores para aumentar o impacto e dificultar a mitigação dos ataques. É o que aponta a Radware em relatório divulgado na última semana, revelando que o cenário global de DDoS está evoluindo rapidamente. Em 2022, os perfis desse tipo de ação ganharam uma nova dimensão em termos de número, frequência, volume, potência, duração e complexidade.

 

Em 2022, o número de ataques DDoS cresceu 150% em uma base global, em comparação ao ano anterior. Mais da metade das ações foram dirigidas a organizações na Europa, Oriente Médio e África (EMEA). As Américas foram responsáveis por 35% dos ataques, enquanto 7% tiveram como alvo organizações na região Ásia Pacífico (APAC).

 

Em painel de debates, a TVSecurity reuniu especialistas para debater as oportunidades em contar com serviços de Segurança Cibernética nas propostas de negócio, a fim de agregar valor aos ISPs. Na ocasião, diante da retomada forte das empresas na era digital e consolidação dos modelos de trabalho remoto, os profissionais presentes comentaram o quanto a Segurança vem desempenhando um papel de parceria, atenta aos temas que são relevantes para o board como continuidade de negócio.

 

Os novos hábitos no online provocados pela pandemia de COVID-19, de certa forma, abriram também novos caminhos para agregar valor aos serviços de internet, com recursos de segurança, antivírus e firewall, por exemplo.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Grupo Kering sofre suposto ciberataque com vazamento de dados

Empresa controladora de marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Alexander McQueen confirmou a agências internacionais de notícias que informações...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do RS prende suspeitos de invadir sistemas governamentais sensíveis

Em operação conjunta com as autoridades de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte, as autoridades gaúchas desbarataram um...
Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...