A readequação de serviços presenciais segue como um dos maiores desafios do mundo contemporâneo com a pandemia de Covid-19. Os atendimentos presenciais dos órgãos públicos foram drasticamente reduzidos. Algumas Prefeituras têm investido e usado a tecnologia a seu favor, implantando novas formas de se comunicar que facilitam a vida do cidadão, principalmente nas questões relacionadas à emissão de segunda via de boletos e pagamentos o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e outros recolhimentos municipais. Tudo sem burocracia e sem deslocamentos, filas ou transtornos desnecessários.
Essa transformação digital no setor sinaliza caminhamos para a substituição não só neste período de crise, mas de forma definitiva, como foi o caso dos contribuintes da cidade de Salto, no interior de São Paulo, que desde abril deste ano contam com uma nova ferramenta para acessar serviços e informações oficiais sobre município. O serviço é gratuito e para utilizá-lo basta fazer o download do aplicativo que é compatível tanto com iOS quanto Android.
Segurança e confidencialidade
O desenvolvimento dessa arquitetura de microsserviços integrou todos os canais com o sistema de gestão da prefeitura (ERP). Cada um dos serviços é isolado, autônomo e independente e fica disponível para ser integrado com qualquer canal. Essa tecnologia de microsserviços permite que a prefeitura mantenha um processo contínuo de liberação de novos serviços que contemplem também outras áreas da administração.
A EtheriumTech priorizou a segurança e confidencialidade dos usuários desde a fase inicial do projeto, como explica o CTO da EtheriumTech Márcio Lima: “No case de Salto, adotamos uma ótica agressiva e muito crítica da segurança e proteção de toda a cadeia das informações dos munícipes, desde a fase embrionária do projeto, incluindo todos os recursos tecnológicos e as informações neles transitadas, processadas e/ou armazenadas”.
Além da tecnologia avançada de criptografia que o aplicativo Telegram já oferece, a EtheriumTech aplicou a gerência completa da segurança em todos os ativos. A empresa possui datacenters com certificações ISO 27001, principal norma e regulamentação do sistema de gestão da segurança da informação.
Fora a preocupação eminente em garantir a integridade e confidencialidade das informações, a empresa também se atentou à questão da proteção e alta disponibilidade dos serviços prestados e, consequentemente, seus respectivos dados. Por esse motivo a infraestrutura tecnológica da empresa conta com certificações como Tier III (Design e Facility), garantindo uma operação sem interrupções e o máximo de eficiência nos serviços prestados ao município.
Completando o ciclo de proteção, a ênfase no monitoramento de acessos e uma abordagem eficaz na gestão de identidade reforçaram a capacidade de auditoria e rastreamento das atividades que envolvem as informações, tanto dos munícipes, como da prefeitura, aperfeiçoando o controle das ações e interações no sistema.
“O próximo passo é aprimorarmos, através da utilização da inteligência artificial, a segurança como um todo, atuando no monitoramento comportamental dos usuários”, conclui Lima.
Como funciona o atendimento
O perfil do Telegram é totalmente integrado com o site oficial da Prefeitura. A partir de qualquer smartphone ou tablet, o munícipe consegue ser atendido pelo @CidadãoSaltoBot que de forma rápida e eficaz. É possível emitir segundas vias de boletos e simplificar, em poucos passos, a vida do contribuinte. O morador não precisa mais sair de casa para quitar seu IPTU, em dia ou atrasado.
Ao acessar o aplicativo Telegram, o contribuinte pesquisa “@CidadaoSaltoBot” (sem acento), clica no canal que irá aparecer. Então só precisa digitar “/” ele será direcionado para o menu de opções. Basta escolher a opção desejada, como “/iptu” para emitir a segunda via do IPTU, por exemplo. Com isso, o contribuinte poderá baixar o boleto, em PDF ou Word para efetuar o pagamento pelo código de barras, ou, se preferir, escolher a opção PicPay ou Internet Banking para fazer o recolhimento da taxa diretamente no pelo aplicativo correspondente no celular.
Além de emissão de segunda via do IPTU, os serviços atualmente disponíveis no aplicativo são: extrato de débitos por CPF ou CNPJ; emissão de certidões negativas; emissão de certidões de valor venal de imóvel; validação de certidão e processos administrativos, além da geração de guia para pagamentos de débitos diversos.
O atendimento via Telegram também permitiu uma redução de custos com equipamentos e mão de obra à Prefeitura de Salto. A empresa desenvolvedora da tecnologia de microsserviços capaz de integrar os sistemas, a EtheriumTech, utilizou recursos tradicionais das praças digitais de Salto, interligando-os a sistemas totalmente web, hospedados em nuvem, quando necessário.
Isso foi um fator determinante para facilitar a integração das tecnologias mais atuais, com segurança e escalabilidade. “A solução permitiu a redução drástica de custos com equipamentos e mão-de-obra que seriam necessários caso a infraestrutura ficasse dentro da própria prefeitura”, explica Márcio Lima, CTO da EtheriumTech.