A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou um ataque cibernético direcionado ao sistema de armazenamento de dados do setor de Saúde Pública. Segundo a prefeitura, o incidente foi detectado e foram acionados os protocolos de segurança.
Além disso, a situação foi oficialmente registrada para investigação e responsabilização do crime, na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Apesar desse processo, a Prefeitura de Cuiabá reforçou que os atendimentos à população seguem acontecendo sem problemas em sua operação e ainda que a Secretaria adotou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos dados sensíveis, da sua integridade e a continuidade das ações administrativas e assistenciais.
No último mês, outro caso de ataque cibernético a um órgão público foi o que atingiu a Prefeitura de Ribeirão do Sul, no interior paulista. A Polícia Civil de São Paulo afirmou que investigou e segundo informações do Portal G1, o incidente aconteceu no em março e voltou a ser repercutido após ser mencionado por vereadores do município em sessão legislativa na Câmara local. A reportagem indica que tal incidente gerou um prejuízo de R$718 mil às contas públicas da cidade. Segundo as investigações, o cibercriminoso teria se infiltrado no sistema bancário do órgão a partir de uma ação bem-sucedida de phishing contra a prefeitura: usando um falso e-mail de boleto bancário a ser quitado, o agente hostil conseguiu comprometer os dados de acesso de um dos funcionários internos.
A Security Report disponibliza na íntegra o comunicado da Prefeitura de Cuiabá após o ataque cibernético:
“A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que foi identificado, nesta quarta-feira (5), um ataque cibernético direcionado ao sistema de armazenamento e gerenciamento de dados da pasta. A situação foi prontamente detectada pela equipe de Tecnologia da Informação da SMS, que acionou imediatamente os protocolos de segurança e comunicou o ocorrido aos órgãos competentes.
O caso foi registrado oficialmente na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, para investigação e responsabilização dos envolvidos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, a rápida atuação da equipe técnica impediu danos maiores ao sistema.
“A invasão foi rapidamente identificada e as medidas de contenção foram aplicadas de imediato. Todos os setores da Secretaria estão colaborando com as autoridades policiais para garantir a segurança das informações e restabelecer integralmente os serviços digitais”, destacou.
Os atendimentos à população seguem ocorrendo normalmente nas unidades de saúde, e a Secretaria adotou todas as medidas necessárias para assegurar a integridade dos dados e a continuidade das ações administrativas e assistenciais.
O caso também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cuiabá, que estão atuando em conjunto na avaliação técnica dos servidores e no reforço das barreiras de proteção digital.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e com a segurança das informações públicas, reafirmando que todos os esforços estão sendo concentrados para restaurar completamente o ambiente digital da Secretaria e evitar novas ocorrências.”