Prefeitura de Barra de São Francisco confirma ciberataque ao canal oficial no YouTube

O município capixaba informou, por meio de nota veiculada no site da instituição, que o incidente possibilitou aos invasores publicarem conteúdos sem a autorização do poder executivo. No momento, a prefeitura segue trabalhando para derrubar o perfil

Compartilhar:

A prefeitura de Barra de São Francisco (ES) informou, por meio de nota publicada hoje (18) em seu portal oficial, que o perfil da instituição hospedado no YouTube foi invadido por cibercriminosos. Devido ao incidente, a página publicou ontem diversos conteúdos sem a autorização do poder executivo municipal.

 

Segundo a nota veiculada, a prefeitura perdeu totalmente o acesso à página desde o início de fevereiro. Contudo, o invasor passou a publicar conteúdos apenas nos últimos dias, à revelia do controle feito pela Secretaria de Comunicação de Barra de São Francisco. A nota, todavia, não informa se as autoridades policiais foram acionadas para apurar o ocorrido.

 

“A administração municipal já tomou providências e está trabalhando para desativar a página invadida. Enquanto isso, convidamos a população a continuar nos acompanhando pelo nosso perfil oficial no Instagram: @pmbsf. Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a segurança da informação”, conclui a nota.

 

Nos últimos meses, a Security Report apurou diversos incidentes cibernéticos contra prefeituras de todo o país, o que reforça a demanda por mais maturidade cibernética na esfera municipal brasileira.  O caso mais recente se deu no último mês de janeiro, quando a prefeitura municipal de Munhoz de Mello (PR) abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil do estado devido à perda de R$ 298 mil da conta bancária da cidade em virtude de uma fraude digital.

 

Já em 2024, foi a vez da prefeitura de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a ser vítima de uma paralisação por ataque hacker. A instituição informou que estava enfrentando um incidente cibernético causado por um agente hostil, afetando os arquivos locais de todas as secretarias da cidade.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota publicada pela prefeitura de Barra de São Francisco:

 

“A conta oficial da Prefeitura de Barra de São Francisco no YouTube foi alvo de um ataque hacker. Como consequência, perdemos totalmente o acesso à página desde o início de fevereiro.

 

Nos últimos dias, os invasores realizaram publicações não autorizadas, incluindo conteúdos que não representam o trabalho da (SECOM) Secretaria Municipal de Comunicação. Pedimos que desconsiderem qualquer postagem feita na conta comprometida.

 

A administração municipal já tomou as devidas providências e está trabalhando para desativar a página invadida. Enquanto isso, convidamos a população a continuar nos acompanhando pelo nosso perfil oficial no Instagram: @pmbsf.

 

Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a segurança da informação.

 

(Prefeitura de Barra de São Francisco)”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Security Leaders Brasília 2025: o caminho para um ecossistema seguro

Especialistas, CISOs e líderes do setor se reunirão em Brasília, no dia 20 de março, para debater como fortalecer o...
Security Report | Destaques

ANPD vai fiscalizar tratamento de dados biométricos de 23 clubes de futebol

Autoridade informou, por meio de anúncio publicado em seu portal oficial, que identificou possíveis irregularidades no uso de sistemas de...
Security Report | Destaques

APIs impulsionadas por IA: da inovação à exposição ao risco

A F5 apresentou novos dados da pesquisa State of Application Strategy, destacando como a criação acelerada de APIs por Inteligência...
Security Report | Destaques

Maiores riscos da IA são vieses de comportamento, alerta especialista

Em entrevista à Security Report, Ghassan Dreibi, Cyber Security Director da Cisco, destaca que a manipulação sutil da Inteligência Artificial...