A prefeitura de Barra de São Francisco (ES) informou, por meio de nota publicada hoje (18) em seu portal oficial, que o perfil da instituição hospedado no YouTube foi invadido por cibercriminosos. Devido ao incidente, a página publicou ontem diversos conteúdos sem a autorização do poder executivo municipal.
Segundo a nota veiculada, a prefeitura perdeu totalmente o acesso à página desde o início de fevereiro. Contudo, o invasor passou a publicar conteúdos apenas nos últimos dias, à revelia do controle feito pela Secretaria de Comunicação de Barra de São Francisco. A nota, todavia, não informa se as autoridades policiais foram acionadas para apurar o ocorrido.
“A administração municipal já tomou providências e está trabalhando para desativar a página invadida. Enquanto isso, convidamos a população a continuar nos acompanhando pelo nosso perfil oficial no Instagram: @pmbsf. Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a segurança da informação”, conclui a nota.
Nos últimos meses, a Security Report apurou diversos incidentes cibernéticos contra prefeituras de todo o país, o que reforça a demanda por mais maturidade cibernética na esfera municipal brasileira. O caso mais recente se deu no último mês de janeiro, quando a prefeitura municipal de Munhoz de Mello (PR) abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil do estado devido à perda de R$ 298 mil da conta bancária da cidade em virtude de uma fraude digital.
Já em 2024, foi a vez da prefeitura de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a ser vítima de uma paralisação por ataque hacker. A instituição informou que estava enfrentando um incidente cibernético causado por um agente hostil, afetando os arquivos locais de todas as secretarias da cidade.
A Security Report publica, na íntegra, nota publicada pela prefeitura de Barra de São Francisco:
“A conta oficial da Prefeitura de Barra de São Francisco no YouTube foi alvo de um ataque hacker. Como consequência, perdemos totalmente o acesso à página desde o início de fevereiro.
Nos últimos dias, os invasores realizaram publicações não autorizadas, incluindo conteúdos que não representam o trabalho da (SECOM) Secretaria Municipal de Comunicação. Pedimos que desconsiderem qualquer postagem feita na conta comprometida.
A administração municipal já tomou as devidas providências e está trabalhando para desativar a página invadida. Enquanto isso, convidamos a população a continuar nos acompanhando pelo nosso perfil oficial no Instagram: @pmbsf.
Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a segurança da informação.
(Prefeitura de Barra de São Francisco)”