Portal do Procon-Santos fica fora do ar e suspende serviços remotos

Paralisação do site direcionado à defesa do consumidor da Baixada Santista começou ainda durante a tarde de ontem e segue até o momento. De acordo com nota da prefeitura, a situação deve se estender até que se garanta a integridade do endereço na internet. Cidadãos devem recorrer a outras formas de atendimento

Compartilhar:

O portal oficial da Fundação de Proteção ao Consumidor (Procon) estabelecida em Santos está fora do ar nessa sexta-feira (5). O incidente, que começou ainda na tarde da última quinta-feira (4) comprometeu os atendimentos de serviços online destinados à população.

 

Em nota enviada à Security Report, a Prefeitura de Santos informou que o Procon da cidade já acionou a empresa responsável pelo site para retomar as funções quanto antes, e uma investigação será feita para apurar as causas do ocorrido. No entanto, por enquanto, o site deverá permanecer derrubado até se terminar a verificação do caso pela provedora do domínio de internet.

 

“Quem precisar do Procon pode entrar em contato pelos telefones: 0800 779-0151 e (13) 3219 9001, pelo e-mail: procon@santos.sp.gov.br ou presencialmente no Poupatempo: Rua. João Pessoa, 246, das 9h às 16h”, prosseguiu o comunicado.

 

De acordo com veículos de comunicação locais, um hacker denominado Azael, membro do grupo cibercriminoso TeamR70; teria disparado e-mails aos profissionais do Procon assumindo a autoria de um suposto ataque cibernético ao órgão, o que estaria na raíz da instabilidade no site oficial. A nota da prefeitura não esclarece a veracidade desse ocorrido, mas reforçou que trarão novas informações posteriormente.

 

O incidente se deu no mesmo dia em que o site oficial do Porto de Santos também sofreu com instabilidades. Neste caso, outros sistemas internos do complexo naval também apresentaram problemas, como a intranet, softwares diversos e mesmo cancelas de entrada para a zona portuária. O setor de Cibersegurança iniciou os trabalhos de recuperação do ambiente e já investiga as potenciais causas.

 

Security Report publica, na íntegra, comunicado enviado pela Prefeitura de Santos:

 

“Prefeitura de Santos informa que o Procon-Santos já acionou a empresa responsável pelo site e uma investigação será feita para apurar a ocorrência. Por hora, o site ficará fora do ar até o final da verificação do caso pela empresa. Outras informações teremos posteriormente. Quem precisar do Procon pode entrar em contato pelos telefones: 0800 779-0151 e (13) 3219 9001, pelo e-mail: procon@santos.sp.gov.br ou presencialmente no Poupatempo: Rua. João Pessoa, 246, das 9h às 16h.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Amazon confirma vazamento de dados por meio de terceiros

Relatos vinham circulando de que parte dos dados da Big Tech estavam circulando em fóruns da Dark Web nessa semana,...
Security Report | Destaques

SL Porto Alegre: Painéis de debate discutirão IA, maturidade cibernética e business continuity

A programação 100% presencial do evento contará com presença de líderes locais em painéis de debate, visando discutir as principais...
Security Report | Destaques

Polícia Civil investiga invasão aos sistemas da Embaixada da Alemanha no Brasil

Segundo apuração das autoridades, um ex-funcionário da instituição diplomática teria utilizado indevidamente suas credenciais para acessar os sistemas internos e...
Security Report | Destaques

Pix lidera perdas com fraudes no Brasil, atingindo R$ 25,5 bilhões em um ano

Estudo da Silverguard revela que esse meio de pagamento é o mais rentável para os cibercriminosos, com prejuízos superiores ao...