Nesta quarta-feira (10), o site da Câmara Municipal de Teresina voltou aos usuários após ficar fora do ar e com a mensagem de ‘Access Denied’. Na última segunda-feira (08), o órgão informou que sofreu uma invasão cibernética, resultando na indisponibilidade. Desde o ocorrido, a equipe técnica do Legislativo Municipal estava adotando as devidas providências para que a população voltasse a acompanhando os trabalhos promovidos pela Casa.
As invasões cibernéticas estão cada vez mais comuns contra órgão públicos. Em março deste ano, o grupo ransomware Lockbit anunciou em seu site, um total de 420GB de dados atribuídos à Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. Na ocasião, o órgão registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática em virtude da ameaça recebida após uma invasão cibernética aos sistemas da pasta.
Além disso, o invasor chegou solicitou um pagamento para não divulgar os dados supostamente roubados dos sistemas do órgão. Essas informações corresponderiam a 0,05% dos dados armazenados pela Secretaria.