Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do público. Operação estava suspensa desde o último dia 18 devido a uma tentativa de ataque cibernético

Compartilhar:

A Polícia Federal informou, por meio de nota publicada em seu site oficial que o sistema de agendamento de emissão de passaportes foi reestabelecido e agora está em pleno funcionamento para o público. Agora, os usuários que demandem esse serviço poderão marcar os próximos passos da retirada do documento por meio do link oferecido pela PF.

 

A operação estava paralisada desde o último dia 18, quando a emissão de novos passaportes foi prejudicada por uma tentativa de ataque cibernético à rede da Polícia. À época, A PF não deu detalhes da natureza desse incidente, mas informou que apenas voltará a imprimir novos documentos quando a integridade dos sistemas for garantida pelas investigações, em favor da proteção dos dados do cidadão.

 

“Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados. A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, acrescentou o alerta anterior da força policial.

 

A nota a qual a Polícia Federal se refere ainda não dava conta de que a indisponibilidade era em decorrência de uma tentativa de ataque cibernético. Todavia, as mesmas orientações à sociedade foram oferecidas naquele momento. Da mesma forma, já reafirmava que os agendamentos já feitos anteriormente estavam mantidos.

 

Sem uma estimativa clara de quando haveria essa retomada, a Polícia recomendou que os usuários sem viagem programada para os 30 dias seguintes aguardassem até a data e horário marcados para os processos de emissão. Já os que pudessem comprovar uma viagem internacional dentro desse período deverão repassar a documentação probatória do trajeto com urgência à unidade emissora mais próxima.

 

“Após a suspensão, a PF realizou a atualização do sistema, possibilitando o restabelecimento do serviço”, concluiu a autoridade ao anunciar o retorno das operações.

 

A Security Report publica, na íntegra, o novo comunicado oferecido pela Polícia Federal:

 

“A Polícia Federal informa que o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela Internet foi restabelecido nesta quarta-feira (24/4), e está em pleno funcionamento.

 

Após a suspensão, a PF realizou a atualização do sistema, possibilitando o restabelecimento do serviço.

 

Os usuários podem acessar as funcionalidades do sistema no seguinte link: https://servicos.pf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Diversidade é a chave para o GAP de talentos em Cibersegurança?

Levantamento realizado entre os executivos da Comunidade Security Leaders revela evolução na diversidade de equipes, mas ainda há muito trabalho...
Security Report | Destaques

Dia Mundial da Senha: Desigualdade Cibernética ameaça as PMEs com exposição de acessos

O Fórum Econômico Mundial ressaltou neste ano o risco cibernético relacionado a iniquidade cibernética que afeta especialmente as pequenas e...
Security Report | Destaques

Próximas ameaças à criptografia virão da computação quântica, alerta IBM

Durante o evento Quantum Summit América Latina, a empresa apresentou a sua visão estratégica a respeito da tecnologia emergente. De...
Security Report | Destaques

DarkGPTs: Cibercriminosos buscam IAs maliciosas para automatizar processos

De acordo com pesquisa da Zscaler, uso de Inteligência Artificial Generativa sem guard rails de Segurança tem aumentado entre os...