A Polícia Federal informou, por meio de nota oficial publicada hoje (18) em seu site oficial, que suspendeu a emissão de novos passaportes pela internet por tempo indeterminado devido a uma tentativa de ataque cibernético à rede da instituição. A PF não deu detalhes da natureza desse incidente, mas informou que apenas voltará a imprimir novos documentos quando a integridade dos sistemas for garantida pelas investigações, em favor da proteção dos dados do cidadão.
Sem uma estimativa clara de quando haverá essa retomada, a Polícia recomenda que os usuários sem viagem programada para os próximos 30 dias aguardem até a data e horário marcados para os processos de emissão. Já os que puderem comprovar uma viagem internacional dentro desse período deverão repassar a documentação probatória do trajeto com urgência à unidade emissora mais próxima.
“Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados. A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, acrescenta o alerta da força policial.
A nota a qual a PF se refere ainda não dava conta de que a indisponibilidade era em decorrência de uma tentativa de ataque cibernético. Todavia, as mesmas orientações à sociedade foram oferecidas naquele momento. Da mesma forma, já reafirmava que os agendamentos já feitos anteriormente estavam mantidos.
A Security Report publica, na íntegra, comunicado da Polícia Federal disponível em seu site oficial:
“A Polícia Federal informa que foi detectada, no início desta semana, tentativa de invasão ao ambiente de rede da instituição.
Por precaução, o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela Internet foi interrompido e será retomado após a verificação de integridade dos sistemas.
A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço.
Como informado em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (17/4), os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados.
Para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço.
Aqueles que comprovadamente tenham necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias devem enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte.”