Polícia Federal expõe esquema de fraude cibernética no INSS

Compartilhar:

Operação Lutcha cumpriu dois mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão. O esquema criminoso aliciava funcionários do INSS para instalarem dispositivos maliciosos nas redes de dados do órgão. O golpe gerou um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação Lutcha nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba/SP, com objetivo de combater a massiva concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

O caso tem origem a partir de uma nova modalidade de fraude em benefícios previdenciários, por meio da instalação de dispositivos eletrônicos nas redes do INSS, os quais permitem o acesso remoto aos sistemas da Autarquia, bem como aos dados e às senhas dos servidores.

Análises demonstram que organizações criminosas aliciam funcionários do INSS, os quais instalam os dispositivos eletrônicos, no caso em questão, na Agência da Previdência Social do Tatuapé, permitindo a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

Foi constatada que esta inédita modalidade de fraude, iniciada a partir de 2022, foi responsável pelo prejuízo de aproximadamente R$ 1 Bilhão aos cofres públicos, afetando ao menos 22 mil segurados em todo o país.

As investigações contaram com a cooperação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os investigados, inicialmente, responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção passiva.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Nova onda de ciberataques revela avanço da engenharia social, alerta pesquisa

Estudo aponta a nova técnica de phishing, denominada FileFix, já é usada em campanhas reais e permite execução de malwares...
Security Report | Overview

48% dos líderes do setor de ciências da vida utilizam IA para Cibersegurança, afirma estudo

Security Report | Overview

Atuação do grupo de cibercriminosos persiste apesar de operação internacional, alerta pesquisa

Alerta de especialistas afirmam que grupo de cibercriminosos ainda está ativo apesar da operação internacional de busca dos envolvidos
Security Report | Overview

Mais de 12 milhões de smartphones foram alvo de ciberataques, aponta estudo

Entre janeiro e março deste ano, foi registrado um crescimento de 27% em arquivos maliciosos detectados, em comparação com o...