Polícia Federal expõe esquema de fraude cibernética no INSS

Compartilhar:

Operação Lutcha cumpriu dois mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão. O esquema criminoso aliciava funcionários do INSS para instalarem dispositivos maliciosos nas redes de dados do órgão. O golpe gerou um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação Lutcha nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba/SP, com objetivo de combater a massiva concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

O caso tem origem a partir de uma nova modalidade de fraude em benefícios previdenciários, por meio da instalação de dispositivos eletrônicos nas redes do INSS, os quais permitem o acesso remoto aos sistemas da Autarquia, bem como aos dados e às senhas dos servidores.

Análises demonstram que organizações criminosas aliciam funcionários do INSS, os quais instalam os dispositivos eletrônicos, no caso em questão, na Agência da Previdência Social do Tatuapé, permitindo a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

Foi constatada que esta inédita modalidade de fraude, iniciada a partir de 2022, foi responsável pelo prejuízo de aproximadamente R$ 1 Bilhão aos cofres públicos, afetando ao menos 22 mil segurados em todo o país.

As investigações contaram com a cooperação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os investigados, inicialmente, responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção passiva.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vulnerabilidade permite espionagem a entidades de defesa no Oriente Médio, alerta relatório

Operação atribuída ao grupo Stealth Falcon explorou a CVE-2025-33053 para instalar malware furtivo via WebDAV; Microsoft corrigiu a vulnerabilidade no...
Security Report | Overview

Brasil lidera ranking de vazamento de dados com mais de 7 bilhões de registros, afirma pesquisa

Relatório aponta que 550 milhões de cookies brasileiros ainda estão ativos e podem ser usados por hackers para roubo de...
Security Report | Overview

GenAI será ferramenta crítica no enfrentamento de fraudes bancárias, alertam especialistas

Durante o Febraban Tech, marca da B3 apresentou novo recurso do Neoway Seeker, que usa GenAI para gerar resumos inteligentes...
Security Report | Overview

Organização anuncia novo VP LATAM, Fellipe Canale

Executivo retorna à companhia em que atuou como country manager entre 2020 e 2022