PMEs são alvos de 1.200 ataques cibernéticos por semana, estimam vendors

Setores de varejo e atacado e consultoria tiveram aumentos significativos em relação ao ano anterior, com acréscimo de mais de 25% na quantidade de ciberataques semanais

Compartilhar:

As barreiras contra as ameaças à segurança das redes e sistemas estão na rotina das grandes corporações, mas a realidade é diferente nas pequenas e médias empresas (PMEs). Devido à limitação de recursos e ausência de um grande time de TI, além de políticas de segurança ineficazes ou inexistentes, esse segmento da economia se tornou alvo favorito para cibercriminosos.

 

Segundo dados do Check Point Reserch (CPR), as PMEs enfrentam uma média de 1.200 investidas por semana. Só na América Latina, o número médio de ataques semanais é de mais de 1663 por organização. Isso significa que 1 em cada 34 organizações em todo o mundo sofreu uma tentativa de ataque de ransomware em 2023.

 

Entre os setores mais afetados, estão a educação, instituições governamentais e militares, saúde e empresas de comunicação. Juntos, esses setores tiveram em média 7.054 ataques por semana em 2023. Vale destacar que os setores de varejo e atacado e consultoria tiveram aumentos significativos em relação ao ano anterior, com acréscimo de mais de 25% na quantidade de ciberataques semanais.

 

Diante desse cenário, prevenir ainda é a melhor solução. Por isso a Connectoway traçou 7 dicas para ajudar as PMEs a adotar uma estratégia de defesa em relação aos ciberataques:

 

Educar e Treinar

O primeiro passo é educar e treinar a sua equipe para assumir precauções de segurança em todas as rotinas de trabalho para evitar uma violação.

 

Isso inclui Não clicar em links maliciosos ou desconhecidos; Nunca abrir anexos inesperados ou não confiáveis; Evitar revelar dados pessoais ou confidenciais em ambientes não seguros; Verificar a legitimidade de softwares antes de baixá-los; Nunca conectar USB desconhecido ao computador; E usar VPN ao se conectar via Wi-Fi público ou não confiável.

 

Utilizar senhas seguras

Crie senhas seguras e mude-as com frequência para dificultar o acesso de terceiros. A utilização de autenticação em duas etapas também dificulta o acesso de criminosos.

 

Reduzir o acesso aos dados

Reduza o acesso aos dados da sua empresa, reduzindo a capacidade de transferência de dados de um dispositivo para outro.

 

Realizar triagem de parceiros e fornecedores

Faça regularmente uma triagem dos seus fornecedores e parceiros para certificar-se de que eles tenham protocolos de segurança habilitados para impedir que hackers acessem a sua rede.

 

Criptografar computadores e dispositivos

O risco de ataques e vazamentos pode ser minimizado significativamente se os seus colaboradores utilizarem computadores e dispositivos criptografados para ter acesso aos dados da empresa.

 

Limitar o acesso aos dados na nuvem

Uma maneira de impedir o acesso a dados confidenciais da empresa é criando uma nuvem interna onde apenas aqueles que precisam de acesso podem acessá-la.

 

Atualizar o software de segurança

Como os ataques estão em constante evolução, é imprescindível atualizar frequentemente o software de segurança.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Quais foram os impactos da Ciberguerra nas eleições dos EUA?

47ª eleição presidencial americana expõe os riscos envolvendo ataques DDoS que todos os países correm
Security Report | Overview

Player encontra novas técnicas de ataque contra Policy e Infrastructure as a Code

Security Report | Overview

Resposta a fraudes depende da cooperação entre bancos e varejo, sugere pesquisa

A adoção de ferramentas de IA para proliferar phishing, deepfakes e outros golpes está corroendo a confiança do consumidor nos...
Security Report | Overview

Pesquisa aponta uso de CAPTCHAs falsos para roubar dados de brasileiros

ISH Tecnologia traz detalhes da campanha que, executada, dá acesso irrestrito às máquinas das vítimas