A McAfee divulgou hoje descobertas sobre como os brasileiros estão abordando sua proteção pessoal em um mundo cada vez mais digital, enquanto planejam viajar a lazer apesar da COVID-19.
De acordo com o 2021 Consumer Security Mindset: Travel Edition da McAfee, 53% das pessoas no Brasil planejam viajar a lazer ainda este ano; desses, 9% planejam viajar para o exterior. Enquanto 94% dos consumidores no Brasil sentem que estão mais conectados digitalmente (com mais dispositivos, mais atividades online dentro e fora de casa, entre outras atividades) por causa da COVID-19; cerca de 2 em cada 3 (68%) indicam ter implementado mais proteção para seus dispositivos e atividades online. Este número é superior à média global de 61%.
Mais surpreendentemente, 81% indicam que a COVID-19 impactou sua preferência por hospedagem ou acomodações de viagem; as acomodações mais preferidas são em hotéis e motéis (28%), aluguel de casa de férias (Airbnb, VBRO) (20%), ficar com a família ou amigos (28%) ou Bed & Breakfast (21%). Esses números mostram que, apesar da Covid, os brasileiros ainda têm interesse em viajar nas férias de julho ou nos finais de semana a lazer e que estão atentos à segurança digital.
“À medida que viajar se torna uma possibilidade real para as pessoas mais uma vez, é uma oportunidade de lembrar a importância de manter seu bem-estar digital e segurança longe mesmo estando longe de casa”, disse Judith Bitterli, vice-presidente sênior de marketing para consumo da McAfee.
Discrepância de sentimentos e comportamentos dos consumidores
Há uma grande discrepância entre os sentimentos e comportamentos dos consumidores, bem como as melhores práticas de cyber segurança em dentro e fora de casa. Notavelmente, 92% dos brasileiros indicam já ter se conectado a dispositivos ao visitar uma casa que não é a sua, potencialmente os tornando mais vulneráveis a riscos, por estarem mais conectados e menos protegidos.
Os consumidores dizem estar cientes dos riscos cibernéticos associados às suas viagens, mas os comportamentos às vezes permanecem negligentes. Algumas descobertas importantes incluem:
Os dispositivos mais mencionados aos quais as pessoas se conectam quando visitam uma casa são dispositivos pessoais como laptops e computadores (79%), smart TVs (82%), dispositivos de streaming (76%), alto-falantes Bluetooth (63%) e sistemas de jogos (71% ).
• Enquanto em movimento, as pessoas se conectam a todos os tipos de redes. Os mais mencionados são o Wi-Fi público (48%), a rede doméstica de amigos ou de casas alugadas (52%), Wi-Fi de carros (41%), redes hoteleiras (50%), Wi-Fi do aeroportos (47%) e smart TVs (42%).
• As pessoas esperam um risco maior ao se conectar às redes Wi-Fi nos seguintes locais: Hostels (28%), Hotéis (23%) e casas de aluguel (18%).
• As pessoas esperam apenas um risco baixo ou nenhum risco ao se conectar em sua própria casa (90%), na casa de amigos (74%), em uma casa alugada (55%) ou em um hotel (48%).
• Vistos como mais vulneráveis a ameaças cibernéticas são as redes Wi-Fi (73%), o computador pessoal (68%), dispositivos domésticos inteligentes (19%), Smart TVs (22%) e sistemas de jogos (21%).
Mantendo sua segurança digital durante as férias
Com o aumento da conectividade e da adoção de dispositivos em 2021, os consumidores devem entender os riscos cibernéticos e como proteger melhor suas informações pessoais. Eles precisam tomar iniciativa em proteger todos seus dispositivos conectados durante uma viagem, mantendo ativamente sua segurança quando estiver em ambiente digital.
A McAfee traçou um caminho que os consumidores podem seguir para se proteger e manter sua família protegida:
• Tenha cuidado ao conectar-se a um Wi-Fi público. Durante as férias, verifique se a rede Wi-Fi disponível está segura e conectada à uma fonte confiável. Certifique-se de não realizar transações financeiras ou compartilhar quaisquer dados pessoais enquanto estiver em uma rede Wi-Fi pública.
• Considere usar uma solução de segurança holística. Saiba quais ferramentas estão disponíveis para você ficar tranquilo, sabendo que sua identidade e informações pessoais em todos os seus dispositivos estão protegidas nesta temporada de viagens de verão.
• Atualize seu software. Antes de viajar, verifique se há atualizações de software em seus dispositivos. As atualizações costumam corrigir bugs de segurança e selar rachaduras no sistema.
• Mantenha os dispositivos protegidos e próximos. Turistas distraídos são o alvo perfeito para ladrões que procuram roubar dispositivos – seja um telefone, laptop, tablet ou videogame. Certifique-se de que as contas tenham autenticação multifator para verificar a autenticidade dos usuários digitais caso o dispositivo caia nas mãos erradas.