[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Pesquisa confirma que ransomware segue como o maior medo das empresas

Enquete com quase 10.000 profissionais de TI do mundo todo revela que 83% citam os ataques financeiramente motivados como a maior preocupação em 2023; mais de 50% se esforçam para acompanhar a evolução do cenário de ameaças

Compartilhar:

A SonicWall divulgou hoje as descobertas de sua enquete 2023 SonicWall Threat Mindset, em que quase 10.000 profissionais de tecnologia de todo o mundo foram entrevistados. Ficou claro que 55% estão mais preocupados com ataques cibernéticos em 2023. As principais ameaças são ataques digitais como ransomware e spear phishing. 83% do universo pesquisado afirma se angustiar com ataques com motivação financeira, enquanto 50% lutam para acompanhar a evolução do cenário de ameaças.

“Compreender as maiores preocupações de nossos parceiros e clientes é o cerne da estratégia de fora para dentro da SonicWall”, disse Bob VanKirk, Presidente e CEO da SonicWall. “Os dados da enquete 2023 SonicWall Threat Mindset nos ajudam a detectar o que realmente importa para os nossos clientes. Organizações do mundo todo enfrentam declínios econômicos e conflitos políticos, e precisam digerir avanços tecnológicos como a IA e a nuvem. Tudo isso coloca a segurança cibernética no centro dos processos de negócios.”

A enquete da SonicWall acerca da mentalidade relativa a ameaças revelou que as preocupações contínuas com ataques cibernéticos estão se intensificando. Há uma crescente atenção referente a ataques cibernéticos entre 54% dos profissionais pesquisados. Ransomware é o mais angustiante, sendo citado por 83% de todos os clientes como sua maior preocupação. Phishing e spear phishing (76%), bem como malware criptografado (64%), são as três maiores preocupações.

As organizações também percebem demora para aplicar patches. Apesar das crescentes preocupações com ataques cibernéticos, 78% das organizações não aplicam patches contra vulnerabilidades críticas dentro de 24 horas da disponibilidade dos patches; outros 13% só aplicam patches críticos quando têm tempo disponível.

Com os incidentes internos continuando a aumentar, 49% dos profissionais de TI a citaram como uma crescente preocupação. Quanto maior é a organização, mais potenciais internos existem. Informações críticas para o negócio e dados confidenciais podem ser encontrados nos e-mails dos funcionários.

41% dos entrevistados descreveram seu pessoal de TI / segurança cibernética como inadequado. Com o panorama de ataque cibernético se tornando mais sofisticado, com maiores capacidades para a realização de ataques, as organizações precisam priorizar a proteção e contratar indivíduos que tenham o conhecimento e as habilidades necessários para posicionar melhor sua empresa de modo a não ser vítima desses contínuos ataques cibernéticos.

As empresas não estão apenas perdendo milhões de dólares para infindáveis ataques de malware e ransomware.  Os ataques cibernéticos à infraestrutura essencial estão impactando os serviços ao mundo real. A despeito da crescente preocupação com os ataques cibernéticos, as organizações estão com dificuldade de acompanhar o rápido panorama das ameaças. É cada vez mais premente orientarem seus negócios, redes, dados e funcionários contra os incessantes ataques cibernéticos.

“O panorama de ameaças cibernéticas em evolução é o novo normal”, diz Jeff Falk, CIO da EIS Management. “O esforço antes dedicado aos negócios tem sido focado nas preocupações com segurança cibernética. Essa realidade aumenta a cada ano, o que exige que se gaste mais tempo administrando as necessidades de segurança do negócio. Isso impacta as operações de negócios.”

Metodologia

A SonicWall entrevistou aproximadamente 10.000 clientes do mundo todo. As perguntas eram opcionais e algumas eram abertas, enquanto outras eram de múltipla escolha.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Agentes Federais se unem a gigantes da tecnologia para o primeiro exercício de segurança de IA

O objetivo da simulação foi avaliar as possíveis ameaças cibernéticas que são específicas aos sistemas de IA. Uma das principais...
Security Report | Overview

Pesquisa revela que ataques de malware se concentram em aplicativos de nuvem de telecomunicações

De acordo com levantamento, os usuários desse segmento fazem upload e download de arquivos para aplicativos em nuvem em uma...
Security Report | Overview

Cada real perdido em fraudes no Brasil custa às empresas R$ 3,59, aponta estudo

Segundo levantamento, esse golpe aumentou para 59% das organizações brasileiras no ano. Na América Latina, os canais digitais são responsáveis...
Security Report | Overview

Cibercriminosos seguem mirando senhas fracas de PMEs na América Latina

Estudo da Kaspersky mostra que mais de 37% das pequenas e médias empresas latino-americanas sofreram alguma violação de cibersegurança nos...