Todos os dias companhias ao redor do mundo perdem dinheiro por conta de ações de má-fé. Dados da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) estimam que as empresas devem perder em média 5% da sua receita com as fraudes. E quanto maior a empresa, maior a dificuldade de controle.
Não é à toa que segundo estimativas do Gartner o investimento global em Segurança da Informação até o fim deste ano será de 84,4 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 7% em comparação com 2016. Para 2018, a previsão é um investimento de 93 bilhões de dólares, um aumento de 12% com relação a este ano. Ou seja, os números mostram que os empresários estão cientes das perdas causadas por incidentes em segurança e dispostos a investir em ações preventivas.
As fraudes podem ser de origem externa, que é a violação por parte dos criminosos; ou interna, quando há inocência ou até mesmo mau caráter por parte dos funcionários – que podem atuar nos mais diferentes níveis. Nos contact centers, por exemplo, existem casos de atendentes que se uniram a instaladores para receber por serviços não realizados. O fato que é muitas vezes o golpe vem de pessoas consideradas de confiança. E além da perda de dinheiro, que pode ameaçar a estabilidade financeira de uma companhia, também podem resultar em crises de imagem, credibilidade e reputação – basta observar o que aconteceu com as empresas mencionadas da Lava Jato.
A questão é: como prever ou detectar uma fraude com agilidade?
Ambientes vulneráveis, com processos mal estruturados ou até mesmo ausentes e onde não existem auditorias, estão mais suscetíveis a desvios. Pensando nisso, compartilho três dicas para evitar (ou pelo menos minimizar) a possibilidade de fraudes em companhias de qualquer porte ou segmento de atuação:
Conheça os pontos frágeis
Se antecipe aos riscos. Todo mundo tem fraquezas e com as empresas não é diferente. Ao reconhecer quais são as áreas mais sensíveis, é possível redobrar a atenção e criar ações contra possíveis golpes.
Tenha processos bem estruturados
Sem metodologias bem definidas cada funcionário atua de uma maneira diferente e a empresa perde o controle, ficando mais suscetível às fraudes e muitas vezes só percebendo que algo está errado quando o prejuízo é evidente. Crie processos e faça análises para que haja garantia de que são seguros.
Automatize atividades
Existem funções dentro de uma empresa que podem ser realizadas com mais eficiência e segurança se forem automatizadas. Além de aumentar a produtividade e, por consequência, os lucros da companhia. Deixe as ações repetitivas para as máquinas e conte com as habilidades humanas para ações estratégicas.
Infelizmente, não há como se prevenir da ação de indivíduos desonestos – assim como também não dá para desconfiar de tudo e de todos o tempo todo. Pessoas mal-intencionadas existem em todos os lugares e em todas as funções. O importante é se precaver, tendo uma empresa organizada e controlando o máximo de atividades possível. Desta forma, torna-se mais fácil perceber quando algo está errado e é possível agir com rapidez para solucionar a questão antes que os negócios sejam prejudicados.
Certamente, cada empresa tem suas peculiaridades, por isso, também vale avaliar se não existe a necessidade de contar com o apoio de uma consultoria externa para analisar as operações e sugerir melhorias. Cuide da segurança das informações da sua empresa com a mesma atenção que dá para a segurança patrimonial.
* Renan Vazquez é Arquiteto de Sistemas da Indigosoft