Parcerias em indústria de SI miram aumento na maturidade de OT

A Fortinet anunciou atualizações em sua plataforma de segurança de OT, que incluem novos dispositivos, recursos avançados de operações de segurança e rede segura e parcerias expandidas com os principais fornecedores de OT

Compartilhar:

De acordo com o Relatório sobre o Estado da Tecnologia Operacional e Segurança Cibernética da Fortinet de 2024, os ataques cibernéticos que comprometem os sistemas de OT estão aumentando, com 73% das organizações sofrendo uma intrusão que afetou apenas os sistemas de OT ou ambos os sistemas de TI e OT (esse número representa um aumento em relação a 49% em 2023). Como resultado, é mais crítico do que nunca para as organizações implantarem soluções de segurança cibernética projetadas especificamente para ambientes de OT, incluindo infraestrutura crítica.

 

Diante desses dados, a Fortinet anunciou atualizações em sua plataforma de segurança de Tecnologia Operacional (OT), que já é a mais abrangente do setor. As novidades oferecem às indústrias de diferentes setores recursos aprimorados de operações de rede segura e operações de segurança (SecOps) e expandem as parcerias estratégicas da Fortinet com os principais fornecedores de OT, refletindo o compromisso da companhia com a segurança do crescente mercado de sistemas ciberfísicos (CPS) e a sua dedicação à proteção de infraestrutura crítica em setores que abrangem energia, defesa, sistemas de abastecimento de água, fabricação, alimentos, transporte e muito mais.

 

“À medida que mais infraestrutura operacional se torna conectada, a superfície de ataque aumenta, levando a um maior risco cibernético. As ferramentas tradicionais de segurança da tecnologia da informação (TI) são ineficazes e, pior, não podem nem ser implantadas em um ambiente de tecnologia operacional (OT). A Fortinet vem construindo uma plataforma de segurança de OT líder do setor há mais de 20 anos e, hoje, temos o orgulho de anunciar muitas melhorias em toda a plataforma”, disse John Maddison, Chief Marketing Officer da Fortinet.

 

Recentemente, a Fortinet foi reconhecida como um fornecedor representante no Guia de Mercado Gartner® para Plataformas de Proteção CPS de 2023 (Cyber-Physical System). E com base em seu legado de mais de duas décadas como líder global em segurança cibernética, a plataforma de segurança de OT da Fortinet foi projetada para mitigar o risco industrial, acelerar e otimizar as jornadas de segurança de OT das indústrias. As atualizações mais recentes da plataforma incluem:

 

Identificação de ativos e topologia de rede OT, com localização de ativos configurável para melhorar a identidade, a localização e os caminhos de comunicação dos ativos; capacidades de patching virtual; Duas novas séries de switches; acesso remoto seguro; e atualização para gerenciamento de frotas. Em relação a investimentos com Inteligência Artificial, se inclui recursos de OT expandidos; capacidade de análise e geração de relatórios; análise de comportamento de rede e serviço de engano expandido para OT e IoT.

 

Parcerias em proteção OT

O ecossistema global de parceiros da Fortinet reúne organizações com experiência especializada em Tecnologia Operacional para ajudar os clientes a maximizarem a resiliência cibernética e melhorar a eficiência operacional.

 

As colaborações recentes com os parceiros da Fortinet Alliance, Armis e Claroty, como parte do ecossistema aberto da Fortinet, produziram integrações novas e aprimoradas com o FortiManager, FortiSIEM, FortiSOAR e FortiNAC para maximizar informações acionáveis de ativos de OT, simplificar as operações de rede de OT para os clientes e melhorar as posturas de segurança dos clientes.

 

Além disso, a Fortinet introduziu uma nova designação de Prática de OT do Engage Preferred Services Partner (EPSP) para capacitar os parceiros de canal de OT com as ferramentas necessárias para projetar e implantar a infraestrutura de rede de OT.

 

“Armis e Fortinet são uma solução de segurança OT/IoT de primeira classe que detecta, protege e gerencia completamente todos os ativos críticos de OT no ambiente. A parceria entre a Armis e a Fortinet é estratégica e complementar para nossas empresas e para os nossos clientes mútuos. Ser um parceiro no Programa de Aliança Fabric-Ready líder do setor da Fortinet permite que a Armis aprofunde as integrações entre a plataforma Armis Centrix e o Fortinet Security Fabric, resultando na mais ampla visibilidade em tempo real dos riscos de interseção de TI/OT e na maximização da aplicação orientada por políticas de acesso e segmentação de rede zero-trust. Juntos, inovamos para abordar os riscos cibernéticos mais importantes dos nossos clientes em OT e permitir proteção em escala”, afirmou Nadir Izrael, cofundador e CTO da Armis.

 

“O Claroty xDome combinado com o Fortinet Security Fabric oferece um nível de visibilidade, contexto e aplicação de políticas de rede inigualável na proteção de sistemas ciberfísicos. As recomendações de políticas baseadas em zonas e os recursos exclusivos de planejamento da Claroty, aproveitados no Fortinet Security Fabric por meio de nossa integração exclusiva com o FortiManager, permitem redução de riscos tangíveis e ações de remediação, em escala, que aceleram drasticamente a segmentação de OT e os projetos de aplicação de políticas. Como parceiro do ecossistema aberto da Fortinet, somos capazes de impulsionar integrações importantes que aproveitam esses recursos para entregar um tempo de valor mais rápido para nossos clientes”, reforçou Stephan Goldberg, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Claroty.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Relatório detecta campanha para vincular conteúdos maliciosos em blockchains

Outras descobertas importantes incluem um aumento de info-stealers e botnets, um crescimento de malware evasivo e um aumento nos ataques...
Security Report | Overview

Setor financeiro é alvo principal de nova campanha de ransomware, alerta estudo

O malware “KILLSEC” se caracteriza pela abordagem agressiva, e tem o Brasil como um dos principais alvos
Security Report | Overview

Mês da Cibersegurança: 45% dos ataques hackers resultaram em roubo de dados

Novo guia sobre ciberataques orienta usuários a como se proteger e manter dispositivos pessoais seguros
Security Report | Overview

Ransomware cai 26% no Brasil, mas país segue como maior vítima na América Latina

Mesmo com queda de 26% se comparado a 2023, o país apresenta mais de 487 mil detecções de ransomware no...