NUCLEP confirma possível comprometimento de dados após ciberataque

Incidente cibernético foi detectado em maio de 2023, incitando as medidas de Segurança tomadas pela companhia, mas o vazamento de algumas informações potencialmente sensíveis se confirmou apenas na última semana, quando os dados foram expostos em fóruns na Dark Web. As autoridades competentes já foram acionadas

Compartilhar:

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) confirmou, por meio de nota enviada à Security Report hoje (20), que dados sensíveis podem ter sido comprometidos em um ataque hacker ocorrido na organização em maio do ano passado. A descoberta levou a NUCLEP a acionar as autoridades para que progredissem nas investigações.

 

O incidente cibernético ocorreu em maio de 2023, quando a companhia identificou a presença de um malware nos sistemas, exercendo atividades maliciosas e tentativas de manipulação do banco de dados. A NUCLEP aplicou os processos de resposta da equipe de SI e a contratação de parceira de Cyber para análises forenses. Naquele momento, confirmou-se que os dados sigilosos não foram comprometidos, por estarem segmentado à parte da rede.

 

Entretanto, mais de um ano depois do incidente, algumas credenciais e informações da NUCLEP foram expostas em fóruns clandestinos de hackers, indicando um possível comprometimento. Até então, a empresa pública não pôde confirmar uma exfiltração de dados devido à falta de logs do roteador do fornecedor de internet.

 

De acordo com os supostos hackers, a base de dados exposta incluiria estudos sobre petróleo e gás natural, informações sobre Defesa Nacional, credenciais de funcionários e outros registros de produtos da empresa, potencialmente de valor sensível ao país. O conjunto das informações totalizaria 250 GB e estariam à venda por US$ 500 mil.

 

“Em resposta ao incidente, comunicamos prontamente à Polícia Federal, que instaurou o Inquérito Policial n. 2023.0049482-DPF/NIG/RJ, bem como ao Ministério da Justiça, CTIR Gov, ANPD, MME, clientes e titulares de dados”, acrescentou a nota. A PF informa que as investigações seguem em sigilo, e que a organização não comenta operações em andamento.

 

A NUCLEP também disse ter reforçado a Segurança Cibernética com medidas adicionais, desenvolvimento de planos de resposta a incidentes e continuidade de negócios. “Estamos comprometidos com a proteção dos dados e a Segurança das operações, e continuamos monitorando e aprimorando nossas defesas para evitar futuros incidentes”, conclui.

 

A Security Report divulga, na íntegra, comunicado enviado pela NUCLEP:

 

“Após a detecção do ataque em 24 de maio de 2023, identificamos a presença de um malware nos nossos sistemas, o que acionou uma resposta imediata da equipe de segurança.

 

Para a investigação, contratamos uma empresa especializada em cibersegurança que conduziu uma análise forense detalhada, utilizando tecnologia para garantir uma avaliação precisa do ocorrido. A investigação identificou atividades maliciosas e tentativas de manipulação de bancos de dados. Contudo, destacamos que os dados considerados sigilosos não foram comprometidos, pois estavam armazenados em servidores seguros, não conectados à internet.

 

Embora a exfiltração de dados não tenha sido confirmada devido à falta de logs do roteador do fornecedor de internet, algumas credenciais e informações da NUCLEP foram encontradas na Deep e Dark Web, indicando um possível comprometimento.

 

Em resposta ao incidente, comunicamos prontamente à Polícia Federal, que instaurou o Inquérito Policial n. 2023.0049482-DPF/NIG/RJ, bem como ao Ministério da Justiça, CTIR Gov, ANPD, MME, clientes e titulares de dados. Além disso, reforçamos nossa segurança cibernética com a implementação de medidas adicionais, desenvolvimento de planos de resposta a incidentes e continuidade de negócios.

 

Estamos comprometidos com a proteção dos dados e a segurança de nossas operações, e continuamos monitorando e aprimorando nossas defesas cibernéticas para evitar futuros incidentes”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...