Novas ferramentas que impedem vazamento de dados por captura de tela

Tecnologias são projetadas para proteger dados em formatos de imagem, incluindo JPG, PNG e GIF

Compartilhar:

A Netskope anunciou a conquista de novas patentes concedidas pelo U.S. Patent and Trademark Office, projetadas para proteger dados em formatos de imagem, incluindo JPG, PNG e GIF. Essas invenções oferecem suporte às organizações que lidam com conformidades regulatórias, como GDPR e LGPD, além de proteger informações corporativas confidenciais, permitindo que políticas de proteção de dados granulares e contextuais sejam estendidas aos arquivos de imagem.

 

Com a adoção do trabalho remoto como modelo prioritário, as reuniões confidenciais via videoconferência se tornaram corriqueiras no mundo corporativo. Pesquisas da Forbes e Zoom identificaram que 41% dos entrevistados têm pelo menos dez reuniões de negócios via videoconferência por semana, e esses hábitos parecem que vão continuar mesmo após as medidas de distanciamento social ditadas pela pandemia.

 

Nessas reuniões, os dados confidenciais são frequentemente exibidos nas residências dos funcionários por meio de apresentações e compartilhamento de telas. A captura desses dados é vista por muitos como uma maneira fácil de tomar notas e armazenar informações importantes, mas a prática cria um arquivo que também requer tratamento cuidadoso para fins de conformidade.

 

O relatório da Netskope mostra que pelo menos 20% do tráfego que se movimenta entre web e aplicações corporativas em nuvem são imagens. Essas imagens estão prontas para a exfiltração de dados, mas requerem uma necessidade em segurança na qual as soluções de prevenção contra perda de dados (DLP) são limitadas, e em muitos casos, completamente ineficientes.

 

“Todas as nossas patentes têm o objetivo de preparar nossos clientes para um futuro centrado nas nuvens, o SASE”. Nenhuma outra empresa combina os recursos de next generation secure web gateway (SWG), princípios de Zero Trust, machine learning avançado para detectar a exfiltração não autorizada de dados, e proteção avançada contra ameaças – tudo entregue em uma plataforma baseada em nuvem na NewEdge, as maiores e mais eficientes nuvens privadas de segurança do mundo”, explica Krishna Narayanswamy, CTO e cofundador da Netskope.

 

Com as novas patentes, a Netskope contabiliza mais de 40, e mais de 50 outras ainda pendentes. As últimas patentes incluem inovações em inteligência artificial, machine learning, proteção contra perda de dados e controle de acesso, e incluem processamento sofisticado em tempo real sem comprometer a experiência do usuário.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA
Security Report | Overview

Cenário global de cibersegurança expõe vulnerabilidades na América Latina

Relatório mostra que IA impulsiona ataques mais sofisticados e América Latina registra nível crítico de ciberameaças em 2025
Security Report | Overview

Nova cepa de malware é estudada após ataque em APIs expostas

Estudo descobr euma nova cepa de malware que tem como alvo APIs Docker expostas, com capacidades de infecção expandidas. Ele...