Dados da IBM revelam que o custo das violações aumentou para US$ 4,45 milhões e, com a ascensão dos ataques de ransomware, as empresas buscam cada vez mais as soluções Zero Trust para fortalecer a resiliência. O ZTNA já é amplamente incorporado, inclusive com observação do Gartner em relação à “forte adoção entre grandes e médias empresas”.
Também se espera um rápido crescimento da microssegmentação, com previsão do Gartner de que “até 2026, 60% das empresas que trabalham com a arquitetura Zero Trust usarão mais de uma forma de microssegmentação, em comparação com menos de 5% em 2023”.
O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) recomenda três pontos principais de aplicação do Zero Trust: identidade, acesso às redes e segmentação da carga de trabalho, com o ZTNA implementado no limite da empresa e o ZTS nas cargas de trabalho de destino. Com essa nova demanda crescendo entre as regulações de mercado, a Illumio, Inc. e a Netskope se uniram para proteger as empresas contra violações e aumentar a resiliência cibernética.
A parceria combina o Zero Trust Segmentation (ZTS) da Illumio com o Zero Trust Network Access (ZTNA) Next da Netskope por meio da plataforma Netskope Cloud Exchange (CE) para que as equipes de redes e segurança criem políticas de Zero Trust que protegem o acesso no perímetro de uma empresa e em sua infraestrutura híbrida e multi-cloud de forma consistente. Juntas, as soluções compartilham o contexto para garantir uma segurança consistente no perímetro e dentro das redes corporativas para reduzir o risco de ataques cibernéticos.
Principais benefícios
Visibilidade total em ambientes híbridos: Ao combinar a visibilidade do ZTS da Illumio baseada em riscos e de aplicação para aplicação com a do ZTNA Next da Netskope baseada em usuário para aplicação, as empresas obtêm uma compreensão consistente e em tempo real do tráfego de usuário em todas as direções, entendendo melhor o risco de ponta a ponta.
Proteção de usuários finais para cargas de trabalho fora de conformidade: A visibilidade combinada permite que as equipes de segurança definam a política da Netskope para bloquear o acesso entre usuários e cargas de trabalho potencialmente comprometidas, ou cargas de trabalho em ambientes segmentados, aumentando a resiliência em toda a organização.
Política dinâmica de ZTNA: As políticas de segurança da Netskope são atualizadas automaticamente com base nos metadados da Illumio, eliminando a necessidade de reescrever as regras conforme os atributos da carga de trabalho mudam. Isso garante que aplicações essenciais e usuários finais estejam sempre protegidos e permite o dimensionamento da arquitetura Zero Trust nas empresas.
“Atualmente, as empresas estão sob pressão para garantir que as pessoas certas tenham o acesso certo aos recursos online apropriados, e isso exige a aplicação de princípios de zero trust a cada interação com esses recursos. Nossa parceria com a Illumio garante que a plataforma Netskope One aprenda o contexto adicional e necessário sobre a postura da carga de trabalho privada para ajudar a informar e reforçar a segurança com a qual as aplicações e cargas de trabalho privadas são acessadas”, diz David Willis, vice-presidente de Alianças Tecnológicas da Netskope.
“As empresas precisam que suas tecnologias Zero Trust compartilhem o contexto para que tenham a mesma visão do ambiente que estão protegendo e possam atualizar as políticas de acordo”, explica Mario Espinoza, diretor de Produtos da Illumio. “É exatamente isso que esta integração faz – a Illumio fornece à Netskope o contexto necessário para impedir que usuários remotos acessem cargas de trabalho comprometidas e, ao mesmo tempo, protege cargas de trabalho internas potencialmente fora de conformidade contra o acesso remoto, impedindo que as violações se espalhem. Com isso, estamos basicamente tornando a implementação do Zero Trust mais fácil do que nunca, para que as empresas aumentem a resiliência em seus ambientes híbridos.”