Especialistas da Neoway, marca B3 de Dados e Analytics, afirmam que o combate a fraudes é constante e exige cada vez mais atenção por parte das empresas. Durante o Febraban Tech, a organização anunciou o desenvolvimento de novos recursos para seu motor de decisão para compliance e fraude baseada em GenAI. O Neoway Seeker é a ferramenta que gera resumos inteligentes e automatizados de diligências e apoia a identificação de potenciais riscos legais, regulatórios e reputacionais relacionados a clientes, fornecedores, parceiros ou colaboradores.
Segundo os especialistas, a ferramenta utiliza LLM semelhante ao do ChatGPT. De acordo com a divulgação o “Resumo Inteligente” do Seeker consegue organizar, explicar e trazer implicações de todas as evidências encontradas e identificadas como risco, levando em consideração não só a pontuação das regras, como também as evidências relacionadas.
De acordo com o comunicado, dentre os possíveis sinais de alerta estão, por exemplo, cadastro inapto na Receita Federal, condenações no Cadastro Nacional de Improbidade Administrativa (CNIA) ou atuação no IBAMA. Com informações precisas e acessíveis, a tecnologia facilita o compartilhamento das análises com gestores, agiliza a tomada de decisão e ainda melhora a rastreabilidade para auditorias.
“O uso de IA generativa para acelerar diligências e melhorar a gestão de riscos atende a uma demanda do mercado por soluções prontas de compliance. A adoção de automações em boa parte da esteira da gestão de riscos e conformidade é uma tendência que leva à agilidade e precisão nas tomadas de decisão. Dessa forma, a jornada de compliance se torna mais inteligente e eficiente, do onboarding ao monitoramento contínuo”, analisou Rodrigo Moreira, VP de Produtos na Neoway e líder da unidade de Prevenção a Perdas.
A organização afirmou que o novo recurso de resumos inteligentes de diligências ainda está em desenvolvimento e em sua fase final de testes com clientes. O Neoway Seeker consegue analisar dados atualizados e confiáveis para determinar o risco nas análises de compliance e gera uma pontuação. Com isso, os pesquisadores afirmaram que o onboarding de terceiros e os processos decisórios de compliance passam a ser realizados com mais agilidade, segurança e eficiência operacional.