No segundo trimestre de 2022, Brasil registrou mais de 5,57 tentativas de fraudes digitais por minuto

De acordo com levantamento, fraudes evitadas no período somariam valor estimado em mais de R$ 535 milhões. O setor financeiro é o mais visado pelos fraudadores

Compartilhar:

Entre abril e junho deste ano, o Brasil registrou uma média de 5,57 tentativas de fraudes digitais por minuto. É o que mostra um levantamento inédito realizado pela plataforma de prevenção à fraude AllowMe. Para a elaboração do levantamento, o AllowMe analisou uma amostra com mais de 62 milhões de transações. Neste universo, as fraudes evitadas contabilizaram um prejuízo estimado superior a R$ 535 milhões.

 

Quando estendida a análise para o primeiro semestre de 2022, foram mais de 132 milhões de transações monitoradas. As perdas evitadas neste prazo superam a marca dos R$ 761 milhões. A média de fraudes aplicadas por minuto nos últimos seis meses é de 3,62 – um aumento de 70% em relação à média do primeiro semestre de 2021, que era de 2,12.

 

“Com a digitalização de processos nas mais variadas indústrias, tem aumentado também a atuação dos fraudadores. O ataque a essa questão tem se tornado cada vez mais urgente. Até por isso, a contratação de ferramentas que consigam se adaptar às necessidades de cada modelo de negócio e identificar de antemão comportamentos suspeitos e cancelar transações executadas por fraudadores antes da concretização de seus golpes tem se tornado cada vez mais fundamental para a sustentabilidade dos negócios digitais”, afirma Diana Carolina Herrera, head de Inteligência de Mercado do AllowMe.

 

De acordo com o levantamento, o setor financeiro está no topo da lista entre os que mais sofreram com fraudes online no país no último semestre. Em seguida, estão os e-commerces e o segmento de criptomoedas.

 

No que diz respeito à jornada dos usuários, a grande maioria das tentativas de fraude se dá durante o login, ou seja, quando o usuário coloca seus dados cadastrais para acessar sua conta em um site ou aplicativo. O momento concentra 86% das incidências. Em seguida, temos a abertura de contas como uma etapa mais vulnerável, com 13%. Transações, reset de senha, alterações cadastrais não somam nem 1%.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...
Security Report | Overview

Pesquisa: Black Friday amplia o risco cibernético corporativo na América Latina

Estudo aponta que a América Latina é a segunda região mais afetada por ataques cibernéticos sazonais, impulsionados por campanhas falsas...
Security Report | Overview

Estudo alerta para fraudes com IA que imitam vídeos, sites e apps de pagamento

A análise de ibersegurança identifica o avanço de golpes que usam IA para criar campanhas falsas, clonar plataformas financeiras e...