Microsoft usará Copilot para acelerar resposta a incidentes

Seguindo a tendência de aproximar a Inteligência Artificial Generativa das operações de Segurança, a companhia planeja enfrentar a alta demanda de trabalho dos times automatizando análises de ameaças e orientando os melhores meios de resposta para cada incidente. Adesão deve ainda ajudar novos talentos a receberem skills essenciais

Compartilhar:

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (13) que incluirá em seu portifólio de ferramentas de Segurança Cibernética uma nova versão do Copilot, sua Linguagem própria de Inteligência Artificial Generativa. O Copilot for Security ficará disponível a partir do dia 1 de abril, e demonstra a estratégia da Big Tech em seguir a tendência de aproximar a tecnologia emergente do cotidiano dos profissionais de Cyber.

 

O Vice-Presidente de Marketing e Cibersegurança da Microsoft, Andrew Conway, citou esse passo como crucial para auxiliar a SI a enfrentar os novos desafios. A ideia é ajudar as equipes a equilibrar o esforço contra o cibercrime, pareando as condições de ação dos times. Uma vez que os hackers já estão incluindo maneiras de usar a IA a seu favor, os CISOs devem fazer o mesmo.

 

“A Segurança emergiu como um dos mais sérios casos de uso da IA Generativa, para o bem ou para o mal. Vemos isso cotidianamente em clientes que sofrem para enfrentar da forma possível os diversos agentes hostis espalhados pelas redes. O auxílio que a Inteligência Artificial oferece para responder às novas ameaças na velocidade de máquina não pode mais ser ignorado”, afirmou Conway durante coletiva de imprensa para anunciar a adesão.

 

A proposta da companhia, segundo demonstrado, é incluir o Copilot como funcionalidade agregada em todo portifólio de Cyber, especialmente nas funções do Microsoft Defender XDR. A IA poderá fornecer resumos completos e mais precisos dos alertas que a interface do SecOps receber, permitindo-o manter sua atenção direcionada à resposta do incidente.

 

Além disso, o Copilot passará a oferecer guidelines e sugestões sobre como responder ao incidente da melhor forma, causando menos impacto à operação. O VP de Segurança lembra que, atualmente, os times precisam lidar com um conjunto complexo de ferramentas, sem coesão de resposta, e que frequentemente pedem aproximação com os times de TI e operações de identidade, por exemplo.

 

“Hoje, a média de tempo para um comprometimento de ransomware via BEC é de 15 minutos. Por isso, reduzir todo um processo longo e complexo para menos que isso é fundamental para manter a integridade corporativas. Através do apoio de uma IA Generativa, é possível acelerar a resposta e se colocar à frente dos cibercriminosos antes de qualquer vazamento de dados ou paralisação de operações”, acrescenta o vice-presidente.

 

IA gerando talentos

A inclusão do Microsoft Copilot às soluções de Segurança também visa dar uma resposta ao crescente gap de mão-de-obra enfrentado pela Cibersegurança mundial. Ao direcionar as melhores resposta a um incidente, o Copilot fornecerá oportunidade para profissionais iniciantes atuarem diretamente contra a ameaça, criando skills e experiências de forma prática.

 

O Copilot oferece esse avanço ao disponibilizar ao usuário detalhes da movimentação do elemento malicioso, desde a detecção. É possível verificar todas as ações do script malicioso, quais são as possíveis reações futuras e como agir na resposta e eliminação dele.

 

“Nosso Early Access demonstrou que essas atividades práticas podem ajudar a elevar os talentos dos times, permitindo-os receber essas habilidades durante as operações cotidianas. Considerando que, segundo o WEF, temos quase 4 milhões de vagas em aberto para Cyber no mundo, é crítico trazer novos talentos ao setor e entregar a eles novas skills de forma rápida”, conclui Conway.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...