Microsoft diz que pedidos de vigilância nos EUA mais que dobraram

Companhia afirmou ter recebido pelo entre 1000 e 1500 solicitações do governo envolvendo conteúdo de usuários de seus serviços no primeiro semestre de 2016

Compartilhar:

A Microsoft afirmou nesta quinta-feira (13) que recebeu do governo dos Estados Unidos pelo menos mil pedidos de vigilância com propósitos de inteligência externa sobre conteúdo de usuários de seus serviços no primeiro semestre de 2016.

 

O dado, divulgado em relatório bianual de transparência da Microsoft, é mais que o dobro do que a empresa disse que recebeu sob o Ato de Vigilância de Inteligência Externa (Fisa, na sigla em inglês) nos seis meses anteriores e foi o maior já informado pela empresa desde 2011, quando começou a acompanhar o assunto.

 

A escala de autoridade de espionagem concedida às agências de inteligência dos EUA sob o Fisa tem passado por renovados questionamentos nas últimas semanas, disparados em parte pelas acusações do presidente Donald Trump e outros republicanos de que Barack Obama espionou ele e seus associados.

 

A Microsoft informou que recebeu entre mil e 1.499 ordens da Fisa envolvendo conteúdo de usuários entre janeiro e junho de 2016, ante 0 e 499 pedidos durante o primeiro semestre de 2015.

 

Porém, o número de contas de usuário impactadas por ordens Fisa caiu durante o mesmo período de 17,5 mil a 17.999 mil para entre 12 mil e 12.499, segundo o relatório da Microsoft.

 

O governo dos EUA somente permite que as empresas divulguem o número de pedidos de informações sob o Fisa em bandas, em vez de dados específicos.

 

As ordens Fisa são aprovadas por juízes que participam do Tribunal de Vigilância de Inteligência Externa e são consideradas como segredo de segurança nacional.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365