Mês da Cibersegurança: Cenário alarmante atrai apoio a projetos de conscientização

Dados da Netscout apontam o Brasil como um dos alvos prioritários da região Latino-americana, com verticais de negócio críticas na mira. Devido a isso, Iniciativas em Cibersegurança se tornam cada vez mais necessárias, à medida que os cibercriminosos se especializam

Compartilhar:

Dados nacionais da Netscout publicados neste mês da conscientização da Segurança Cibernética mostram ainda ser necessário percorrer um longo trajeto. Os números indicam que o Brasil é o principal alvo de cibercriminosos na América Latina, com setores específicos recebendo atenção especial, como Telecomunicações, sofrendo 33.846 ataques em 2023, transportes de carga por caminhões (26.005 ataques) e servidores de processamento de dados (19.884 ataques). 

Além disso, o Brasil ocupa o Top 5 de fontes de ataques DDoS, com 13,3%, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 26,5%. Outras ameaças, como o phishing, são predominantes:  os provedores, através de uma taxa, oferecem desde sites falsificados a campanhas de e-mail em massa e técnicas de evasão de detecção.  

Iniciativas de segurança

A campanha de outubro se iniciou nos Estados Unidos e expandiu-se internacionalmente, com o objetivo de promover ações entre empresas e cidadãos para se protegerem de possíveis ataques virtuais, assim como disseminar a importância de se prevenirem. 

Por ser um tema que que exige esforços tanto do Poder Público quanto de empresas privadas e da sociedade civil, a educação em cibersegurança é cada vez mais necessária, pois os criminosos fazem o uso constante das inovações com objetivo de desenvolver novos métodos de invasão vazamento de informações, fraldes e golpes. Mesmo com o avanço da tecnologia contribuindo na facilitação desse combate cotidiano.

Assim, projetos corporativos espalhados pelo mercado, como o Congresso Security Leaders, buscam discutir caminhos para uma maior segurança no Mercado Brasileiro de Segurança da Informação, através do compartilhamento de informações e na troca de experiências, através de eventos que contam com especialistas das áreas.

Já para a Proofpoint, uma das alternativas foi a criação de um kit gratuito sobre conscientização. A empresa explica que, após o download, o usuário terá acesso a conteúdo sobre ameaças à navegação, chatbots com AI, vídeos e materiais que reforçam a educação cibernética, são alguns dos benefícios. 

No âmbito do Poder Público, o Ministério Público Federal fez o lançamento do site “De Boa na Rede”, que reúne instruções para auxiliar pais e responsáveis no monitoramento das atividades de crianças e jovens na internet, a iniciativa faz parte de uma parceria do Governo Federal e de plataformas da internet.

Para a Procuradora Regional Priscila Schreiner, o novo site “congrega em um só lugar informações para ajudar pais e professores a conhecerem os mecanismos de prevenção de crimes nas principais plataformas e redes sociais, além de trazer orientações para uma navegação segura de crianças e adolescentes na internet”. 

Além disso, durante todo o mês, a Agência Nacional de Telecomunicações está promovendo a Campanha Outubro CiberSeguro, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a proteção e combate das ameaças online. Informações sobre a identificação de tentativas de golpes e fraudes, incluindo aquelas em nome da Agência, assim como evitá-las e resolvê-las, estão presentes

Com informações do Governo Federal

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...