[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Mercado de SI vai movimentar US$ 1,3 bilhão no Brasil neste ano

De acordo com a IDC, esse valor representa um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior. Dados do relatório apontam também uma defasagem dos gastos destinados à proteção de dados

Compartilhar:

De acordo com o relatório IDC Predictions 2023, apresentado hoje (02) pela consultoria, os gastos com soluções de Segurança da Informação devem atingir US$ 1,3 bilhão no Brasil até dezembro de 2023, representando um aumento de 13% em relação ao ano passado. A tendência apresentada aponta que esse assunto vai ganhar cada vez mais espaço nas discussões entre os executivos do board corporativo, com a Cibersegurança recebendo mais parcelas dos aportes financeiros dedicados à TIC.

 

“Nesses termos, a América Latina tende a ser o segundo mercado de Cyber Security com maior crescimento, ficando atrás apenas da China. E dentro de todo o leque de soluções disponíveis, notamos um maior crescimento na procura por tecnologias de Cybersecurity Analytics Intelligence Response and Orchestration (CAIRO)”, diz o diretor de Pesquisa e Consultoria de Enterprise na IDC, Pietro Delai, durante coletiva de imprensa online realizada hoje (02).

 

Segundo o relatório, 53,6% dos executivos de TI no Brasil e 50,6% na América Latina afirmaram que a Cibersegurança permanecerá como uma das maiores prioridades e preocupações para as empresas em todas as verticais de negócio em todos os mercados latino-americanos. Risco cibernético e penalizações legais têm direcionado a gestão do negócio para a importância da Cibersegurança.

 

“Essa priorização existe pois o risco cibernético é real. Quando as operações corporativas passaram a ser quase totalmente remotas a partir de 2020, a superfície exposta também cresceu. Hoje, as infraestruturas operacionais e aplicações estão muito distribuídas através de soluções multicloud ou híbridas, ampliando ainda mais a vulnerabilidade do ambiente digital”, comentou Delai.

 

Mas apesar da manutenção da Cyber Security ser uma prioridade, os especialistas alertam para os riscos que a defasagem nos gastos do mercado regional pode gerar para um aspecto importante do setor: a proteção dos dados. O relatório apontou que 62% das empresas no Brasil consideram a segurança de TI como uma das principais lacunas de habilidades técnicas da estrutura de dados.

 

A IDC cruzou as informações de gastos em software de TI e detectou que, em mercados desenvolvidos, como o norte-americano, cerca de 10% desses gastos vão para a proteção de dados. Na América Latina, esse número alcança apenas 7%, com o Brasil ainda ficando abaixo da média regional.

 

Isso tende a ser um contexto de oportunidades de crescimento. Se tanto na América Latina quanto no Brasil ainda se gasta abaixo do necessário em Cibersegurança, essa visão mais madura diante das necessidades de proteção dos dados deve levar a uma expansão no setor pelos próximos anos.

 

Além disso, empresas ainda terão que buscar nas tecnologias novas respostas para enfrentar os mais variados desafios, como o gap de mão de obra, por exemplo. “Temos uma lacuna muito grande de recursos e pessoal para lidar com essas questões. Isso exigirá das lideranças a busca por soluções capazes de ter implementações e manutenções mais simples, até automatizando esses processos. Nesses casos, a solução é automatizar”, conclui Delai.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ALLOS eleva maturidade em Segurança Cibernética com jornada tecnológica

Em parceria com a NetSecurity, a administradora de shoppings conseguiu integrar e automatizar processos, proporcionando uma resposta eficaz a incidentes...
Security Report | Destaques

Eneva aposta em assessment para construir uma infraestrutura de segurança resiliente

Em parceria com a Cisco, a empresa decidiu priorizar uma abordagem personalizada para construir uma infraestrutura sólida e robusta. Case...
Security Report | Destaques

Prêmio Security Leaders: inscrições abertas

O Prêmio mais cobiçado do mercado de Segurança da Informação e Cibernética está no ar. Líderes, Heads e CISOs podem...
Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...